F1: Volante com 4 borboletas seria o segredo do sucesso da McLaren

Segundo o site inglês Telegraph, a McLaren estaria utilizando desde o GP da Inglaterra um novo volante com quatro borboletas.

Além das duas tradicionais, utilizadas para troca das marchas do modelo, o time inglês teria desenvolvido um novo componente, capaz que modificar o giro do motor conforme a marcha utilizada.

Dessa forma, ao trocar de marca os pilotos da McLaren utilizariam as alavancas para modificar o giro do motor, impedindo que o mesmo gire em falso, o que é comum acontecer depois da retirada do controle de tração dos modelos atuais.

Segundo o regulamento vigente, o controle de tração ou qualquer outro compenente eletrônico está proibido, porém o regulamento nada prevê em relação a componentes mecânicos que executem esse função, e seria exatamente nessa parte que a McLaren estaria se baseando para o desenvolvimento do novo auxílio para seus pilotos.

A FIA estará analisando o carro da McLaren e verificando se a nova tecnologia está dentro do regulamento. Porém se sua utilização for realmente comprovada, fica claro a grande vantagem do inglês Lewis Hamilton durante o chuvoso GP da Inglaterra, além da última vitória, na Alemanha com imensa facilidade.

Na foto ao lado, podemos notar duas “borboletas” menores a mais atrás do volante, na parte superior. Seria esse o segredo do time prateado?

Colaboração na matéria: Alex Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *