F1: Williams é o primeiro time ‘antigo’ a se inscrever para 2010

A Associação de Times da Fórmula 1 (Fota) vinha falando nos últimos dias em juntar forças para barrar o regulamento da categoria para 2010. A unidade do órgão, entretanto, foi colocada em xeque nesta segunda-feira, quando a Williams tornou-se o primeiro time ‘veterano’ a se inscrever para o próximo campeonato.

Abertas apenas até o próximo dia 29, a lista de inscrição para o ano que vem já conta, agora com três integrantes, visto que os norte-americanos da USF1 e a Campos, atualmente na GP2, já haviam confirmado presença na sexta-feira.

Apesar da decisão, a Williams nega que tenha desrespeitado a postura defendida pela Fota, que pretende tirar o teto orçamentário opcional de R$ 129 milhões das regras da Fórmula 1 aprovadas para 2010. “A unidade da Fota é de importância fundamental para nós”, disse o chefe-executivo do time, Adam Parr, à agência Reuters.

Segundo o dirigente, os ingleses inclusive assinaram neste domingo uma petição à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) cobrando uma mudança das normas visando à próxima temporada – pelo acordo, a entidade descartaria o chamado ‘regulamento duplo’, os membros da Fota ficariam compromissados com a Fórmula 1 pelo menos até 2012.

Nesse contexto, Parr garantiu não ter havido dificuldades para assegurar a presença da Williams no novo Mundial: “Temos um contrato para correr entre 2008 e 2010 e nos sentimos moral e legalmente obrigados a deixar claro que vamos participar da Fórmula 1 no futuro, como fizemos nos últimos 30 anos”. Vale lembrar que a escuderia é a terceira mais antiga daquelas ainda presentes no grid da categoria: compete desde 1975.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *