F3 Alemã: Rafael Suzuki volta ao quarto lugar no campeonato

Apesar do acidente que o impediu de brigar pela vitória na corrida de ontem, piloto brasileiro acredita ter completado seu melhor final de semana na temporada.

O brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs) voltou neste domingo a ocupar a quarta posição no Campeonato Alemão de Fórmula 3. Depois de abandonar a prova de sábado ao ser atingido pelo holandês Stef Dusseldorp quando disputava a liderança, ele voltou a andar bem na corrida deste domingo e recebeu a bandeirada em quarto lugar. A prova encerrou as atividades da categoria no circuito de Hockenheim, um dos mais velozes do calendário.

Com esse resultado, Suzuki chegou a 24 pontos na tabela, e apesar de ter somado pontos em apenas uma das duas provas da rodada dupla, considerou este seu melhor final de semana na categoria.

“SaÁ­mos de um oitavo lugar no grid da última corrida em Nürburgring, para uma pole position aqui em Hockenheim”
, lembrou o brasileiro. “Abandonei a primeira prova quando brigava pela liderança, neste domingo passamos perto do pódio e voltei ao quarto lugar no campeonato. A vitória não veio por circunstâncias, mas acho que estamos em uma fase bastante positiva”, disse o brasileiro.

Com apenas um terço do calendário de nove rodadas duplas da Fórmula 3 Alemã concluÁ­do, o campeonato segue totalmente indefinido – apesar de continuar com a dupla de pilotos da equipe Van Amersfoort Racing na posição de favoritos ao tÁ­tulo. Com a vitória obtida neste domingo, o belga Laurens Vanthoor lidera a competição com 51 pontos. Dusseldorp, ganhador no sábado, é o vice-lÁ­der com 44.

Os cinco primeiros colocados no grid da corrida deste domingo fizeram boa largada, e tiveram um inÁ­cio de prova eletrizante. Markus Pomer, terceiro no momento da luz verde, foi o único a perder posições nesse grupo. Na mesma volta, ele foi ultrapassado por seu companheiro de equipe, Nico Monien, e por Suzuki. Com menor velocidade nas retas, o brasileiro teve trabalho para segurar o quarto lugar, e viu suas chances de brigar pelo pódio diminuÁ­rem a partir da ultrapassagem sobre Pomer.

“Andávamos em um ritmo muito parecido, mas com acertos de carro diferente. Embora nosso tempo de volta fosse praticamente o mesmo, eu tinha um desempenho melhor na parte mista, enquanto a dupla da Zettl Sportsline – Monien e Pomer – ia melhor nos trechos de reta. Consegui ganhar a quarta posição me aproveitando de um erro do adversário, e tive que adotar um traçado defensivo para não ser ultrapassado novamente. Com isso, perdi um pouco de contato com os três primeiros a partir da metade da prova. Mas, de qualquer maneira, seria difÁ­cil ultrapassá-los”
, narrou Suzuki.

O próximo desafio do piloto brasileiro será a quarta rodada dupla do Campeonato Alemão, que será realizada no circuito de Oschersleben dentro de duas semanas. Nesse intervalo, a Performance Racing, equipe pela qual Rafael Suzuki compete desde o ano passado, não tem agendado nenhum teste particular.

Confira como terminou a sexta etapa do campeonato:

1) Laurens Vanthoor (BEL, Van Amersfoort Racing – Dallara Volkswagen), 17 voltas
2) Stef Dusseldorp (HOL, Van Amersfoort Racing – Dallara Volkswagen), a 3s780
3) Nico Monien (ALE, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 7s442
4) Rafael Suzuki (BRA, Performance Racing – Dallara Volkswagen), a 11s206
5) Markus Pommer (ALE, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 12s010
6) Willi Steindl (AUS, HS Technik Motorsport – Dallara Mercedes), a 20s388
7) Max Nilsson (SUE, Swiss Racing Team – DallaraMercedes), a 22s612
8) Marco Oberhauser (AUS, Neuhauser Racing – Dallara Mercedes), a 23s792
9) Bernd Herndlhofer (AUS, HS Technik Motorsport – Dallara Mercedes), a 24s469
10) Andderly Fong (CHI, Performance Racing – Dallara Volkswagen), a 26s489
11) Nicolas Marroc (FRA, Racing Experience – Dallara Mercedes), a 40s789
12) Rahel Frey (SUI, Jo Zeller Racing – Dallara Mercedes), a 47s405
13) Shirley Van der Lof (HOL, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 48s869
14) Sergey Chukanov (UCR, ArtLine Racing – Arttech F24 Opel), a 52s574
15) Gary Hauser (LUX, Racing Experience – Dallara Mercedes), a 58s066
16) Dominik Schraml (ALE, Rennsport RÁ¶ssler – Dallara Opel), a 1min11s448
17) Urs Rüttimann (SUI, Jo Zeller Racing – Dallara F304 Opel), a 1min12s750
18) Francesco Lopez (GER, Francesco Lopez – Dallara F304 Opel), a 1min16s576
19) Stefan Neuburger (AUS, Frans WÁ¶ss Racing – Dallara F304 Opel), a 1 volta
20) Luca Iannaccone (ITA, Rhino’s Leipert Motorsport – Dallara F304 Opel), a 2 voltas