F3 Alemã: Rafael Suzuki volta ao quarto lugar no campeonato

Apesar do acidente que o impediu de brigar pela vitória na corrida de ontem, piloto brasileiro acredita ter completado seu melhor final de semana na temporada.

O brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs) voltou neste domingo a ocupar a quarta posição no Campeonato Alemão de Fórmula 3. Depois de abandonar a prova de sábado ao ser atingido pelo holandês Stef Dusseldorp quando disputava a liderança, ele voltou a andar bem na corrida deste domingo e recebeu a bandeirada em quarto lugar. A prova encerrou as atividades da categoria no circuito de Hockenheim, um dos mais velozes do calendário.

Com esse resultado, Suzuki chegou a 24 pontos na tabela, e apesar de ter somado pontos em apenas uma das duas provas da rodada dupla, considerou este seu melhor final de semana na categoria.

“Saímos de um oitavo lugar no grid da última corrida em Nürburgring, para uma pole position aqui em Hockenheim”
, lembrou o brasileiro. “Abandonei a primeira prova quando brigava pela liderança, neste domingo passamos perto do pódio e voltei ao quarto lugar no campeonato. A vitória não veio por circunstâncias, mas acho que estamos em uma fase bastante positiva”, disse o brasileiro.

Com apenas um terço do calendário de nove rodadas duplas da Fórmula 3 Alemã concluído, o campeonato segue totalmente indefinido – apesar de continuar com a dupla de pilotos da equipe Van Amersfoort Racing na posição de favoritos ao título. Com a vitória obtida neste domingo, o belga Laurens Vanthoor lidera a competição com 51 pontos. Dusseldorp, ganhador no sábado, é o vice-líder com 44.

Os cinco primeiros colocados no grid da corrida deste domingo fizeram boa largada, e tiveram um início de prova eletrizante. Markus Pomer, terceiro no momento da luz verde, foi o único a perder posições nesse grupo. Na mesma volta, ele foi ultrapassado por seu companheiro de equipe, Nico Monien, e por Suzuki. Com menor velocidade nas retas, o brasileiro teve trabalho para segurar o quarto lugar, e viu suas chances de brigar pelo pódio diminuírem a partir da ultrapassagem sobre Pomer.

“Andávamos em um ritmo muito parecido, mas com acertos de carro diferente. Embora nosso tempo de volta fosse praticamente o mesmo, eu tinha um desempenho melhor na parte mista, enquanto a dupla da Zettl Sportsline – Monien e Pomer – ia melhor nos trechos de reta. Consegui ganhar a quarta posição me aproveitando de um erro do adversário, e tive que adotar um traçado defensivo para não ser ultrapassado novamente. Com isso, perdi um pouco de contato com os três primeiros a partir da metade da prova. Mas, de qualquer maneira, seria difícil ultrapassá-los”
, narrou Suzuki.

O próximo desafio do piloto brasileiro será a quarta rodada dupla do Campeonato Alemão, que será realizada no circuito de Oschersleben dentro de duas semanas. Nesse intervalo, a Performance Racing, equipe pela qual Rafael Suzuki compete desde o ano passado, não tem agendado nenhum teste particular.

Confira como terminou a sexta etapa do campeonato:

1) Laurens Vanthoor (BEL, Van Amersfoort Racing – Dallara Volkswagen), 17 voltas
2) Stef Dusseldorp (HOL, Van Amersfoort Racing – Dallara Volkswagen), a 3s780
3) Nico Monien (ALE, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 7s442
4) Rafael Suzuki (BRA, Performance Racing – Dallara Volkswagen), a 11s206
5) Markus Pommer (ALE, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 12s010
6) Willi Steindl (AUS, HS Technik Motorsport – Dallara Mercedes), a 20s388
7) Max Nilsson (SUE, Swiss Racing Team – DallaraMercedes), a 22s612
8) Marco Oberhauser (AUS, Neuhauser Racing – Dallara Mercedes), a 23s792
9) Bernd Herndlhofer (AUS, HS Technik Motorsport – Dallara Mercedes), a 24s469
10) Andderly Fong (CHI, Performance Racing – Dallara Volkswagen), a 26s489
11) Nicolas Marroc (FRA, Racing Experience – Dallara Mercedes), a 40s789
12) Rahel Frey (SUI, Jo Zeller Racing – Dallara Mercedes), a 47s405
13) Shirley Van der Lof (HOL, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 48s869
14) Sergey Chukanov (UCR, ArtLine Racing – Arttech F24 Opel), a 52s574
15) Gary Hauser (LUX, Racing Experience – Dallara Mercedes), a 58s066
16) Dominik Schraml (ALE, Rennsport Rössler – Dallara Opel), a 1min11s448
17) Urs Rüttimann (SUI, Jo Zeller Racing – Dallara F304 Opel), a 1min12s750
18) Francesco Lopez (GER, Francesco Lopez – Dallara F304 Opel), a 1min16s576
19) Stefan Neuburger (AUS, Frans Wöss Racing – Dallara F304 Opel), a 1 volta
20) Luca Iannaccone (ITA, Rhino’s Leipert Motorsport – Dallara F304 Opel), a 2 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *