O neozelandês Richie Stanaway (Van Amersfoort) sagrou-se Campeão Alemão de F-3 em 2011, com uma rodada de antecipação.
Após a disputa da 8ª etapa, em Assen, na Holanda, no último final de semana, Stanaway soma 158 pontos, 48 a mais do que o norueguês Marco Sorensen (Brandl), e não pode mais ser alcançado.
Em dezesseis provas já realizadas, Stanaway venceu onze, e subiu ao pódio em 14. Marcou nove poles e seis voltas mais rápidas. Sorensen venceu duas provas, o mesmo número que o austrÁaco Klaus Bachler (URD). O britânico Tom Blomqvist (Performance) venceu uma vez.
Pela Classe Trophy, que usa carros mais antigos, o russo Maxim Travin (Max Travin Racing) também garantiu o tÁtulo. Ele soma 142 pontos, contra 110 do italiano Luca Iannacone (Rhino’s Leipert). Apenas os dois disputaram todas as provas do ano.
A última etapa acontece em Hockenheim, na Alemanha, entre os dias 01 e 02 de outubro.
Confira os resultados das três últimas etapas:
Final, prova 1, Red Bull Ring, Áustria, 13 de agosto:
1 – Richie Stanaway (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 18 voltas em 31’21″248
2 – Marco Sorensen (Dallara-Mercedes) – Brandl – 4″150
3 – Hannes Van Asseldonk (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 10″861
4 – Tom Blomqvist (Dallara-Volkswagen) – Â Â Â Â – 12″489
5 – Alon Day (Dallara-Volkswagen) – HS – 13″030
6 – Klaus Bachler (Dallara-Mercedes) – URD – 16″917
Volta mais rápida: Alon Day 1’34″163
Final, prova 2, Red Bull Ring, Áustria, 14 de agosto:
1 – Richie Stanaway (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 21 votlas em 30’52″061
2 – Marco Sorensen (Dallara-Mercedes) – Brandl – 3″128
3 – Hannes Van Asseldonk (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 17″026
4 – Alon Day (Dallara-Volkswagen) – HS – 22″468
5 – Markus Pommer (Dallara-Mercedes) – Zeller – 24″852
6 – Tony Halbig (Dallara-Volkswagen) – Motopark – 30″571
Volta mais rápida: Richie Stanaway 1’27″469
Final, prova 1, Lausitzring, Alemanha, 3 de setembro:
1 – Marco Sorensen (Dallara-Mercedes) – Brandl – 16 voltas em 26’42″476
2 – Richie Stanaway (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 1″584
3 – Tom Blomqvist (Dallara-Volkswagen) – Performance – 5″228
4 – Klaus Bachler (Dallara-Mercedes) – URD – 6″311
5 – Jeroen Mul (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 9″725
6 – Tony Halbig (Dallara-Volkswagen) – Motopark – 15″368
Volta mais rápida: Richie Stanaway 1’38″946
Final, prova 2, Lausitzring, Alemanha, 4 de setembro:
1 – Richie Stanaway (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 15 giri in 30’09″504
2 – Marco Sorensen (Dallara-Mercedes) – Brandl – 4″110
3 – Hannes Van Asseldonk (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 7″389
4 – Klaus Bachler (Dallara-Mercedes) – URD – 8″487
5 – Markus Pommer (Dallara-Mercedes) – Zeller – 13″082
6 – Jeroen Mul (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 13″082
Volta mais rápida: Richie Stanaway 1’38″328
Final, prova 1, Assen, Holanda, 17 de setembro:
1 – Klaus Bachler (Dallara-Mercedes) – URD – 17 giri in 29’58â€233
2 – Richie Stanaway (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 0â€380
3 – Hannes Van Asseldonk (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 7â€561
4 – Nikolay Martsenko (Dallara-Volkswagen) – Travin – 20â€176
5 – Jeroen Mul (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 23â€967
6 – Alon Day (Dallara-Volkswagen) – HS – 31â€593
Final, prova 2, Assen, Holanda, 18 de setembro:
1 – Richie Stanaway (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 20 voltas em 31’01″136
2 – Markus Pommer (Dallara-Mercdedes) – Zeller – 0″673
3 – Alon Day (Dallara-Volkswagen) – HS – 27″802
4 – Klaus Bachler (Dallara-Mercedes) – URD – 33″776
5 – Hannes Van Asseldonk (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 35″092
6 – Nikolay Martsenko (Dallara-Volkswagen) – Travin – 2’03″533
Campeonato:
1.Stanaway 158 pontos; 2.Sorensen 110; 3.Bachler 78; 4.Blomqvist 59; 5.Day 58; 6.van Asseldonk 51; 7.Pommer 39; 8.Binder 21; 9. Halbig e Mul 18.