F3 Asiática: Rafael Suzuki garante mais dois pódios nas Filipinas

Brasileiro repete resultados de sábado e assume a 3ª colocação do campeonato.

Neste domingo (17/02) Rafael Suzuki (SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt) repetiu a dose e garantiu mais dois pódios no complemento da rodada de quatro corridas da Fórmula 3 Asiática. Assim como no sábado, o brasileiro ficou em segundo e em terceiro lugar nas duas provas disputadas em Batangas, nas Filipinas, válidas pelas 11ª e 12ª etapas da competição. “A vitória ainda não veio, mas estou muito contente com quatro pódios em quatro corridas”, exclama o piloto. Com os resultados Suzuki chegou aos 132 pontos e assumiu a 3ª colocação no campeonato.


 


O dia começou bem para Rafael Suzuki. Após uma boa largada, ele suportou a pressão do britânico Matt Howson e manteve a segunda posição. O brasileiro chegou a pressionar o lÁ­der da prova, o belga Fredéric Vervisch, mas as caracterÁ­sticas do circuito dificultaram bastante. “A pista é estreita e sempre tem uma curva de alta antes das retas. Com a perda da pressão aerodinâmica, fica difÁ­cil fazer uma boa aproximação para a ultrapassagem”, garante. As posições não se alteraram e a dupla da Goddard garantiu mais uma dobradinha, seguida por Howson.


 


A segunda prova do domingo foi marcada por uma forte chuva, que pegou todos os competidores desprevenidos. A água começou a cair logo após a volta de apresentação. O carro do representante da SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt estava acertado para o seco, o que prejudicou sua corrida. “Nosso carro estava bem mais baixo que os outros. Chegamos a aquaplanar na reta. Além disso, nosso freio travava demais no piso molhado”, afirma Suzuki. Na largada os dois pilotos da Goddard perderam muitas posições, mas foram se recuperando durante a corrida. Apesar das condições adversas Suzuki cruzou a linha de chegada na terceira posição. Howson venceu a prova com Vervisch em segundo.


 


Após 12 corridas Fredéric Vervisch segue na liderança do certame com 207 pontos, 51 a mais do que o vice-lÁ­der Matthew Howson. Rafael Suzuki vem em terceiro, com 132. “Melhorei minha largada, minhas primeiras voltas e meu ritimo. Ainda tenho muito a trabalhar, mas já é um bom sinal”, finaliza o brasileiro. As próximas três etapas da Fórmula 3 Asiática acontecem no Autódromo de Zhuhai, na China, nos dias 15 e 16 de março.


 


Os seis primeiros na 11ª etapa da Fórmula 3 Asiática foram:


1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica;


2°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil;


3°) Matthew Howson (PTRS), Grã Bretanha;


4º) Don Tacos (Speedtech), Inglaterra;


5º) Roland Hermoso (Speedtech), Filipinas.


6º) John O’Hara (Aran Racing), Irlanda;


 


Os seis primeiros na 12ª etapa da Fórmula 3 Asiática foram:


1°) Matthew Howson (PTRS), Grã Bretanha;


2°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica;


3°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil;


4º) Don Tacos (Speedtech), Inglaterra;


5º) John O’Hara (Aran Racing), Irlanda;


6º) Roland Hermoso (Speedtech), Filipinas.


 


Veja como ficou a Fórmula 3 Asiática após dez etapas:


 


1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica, 208 pontos;


2°) Matthew Howson (PTRS), Grã Bretanha, 157;


3°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil, 132;


4°) Hamad Al Fardan (GFH Bahrain), Bahrain, 126;


5º) Niall Quinn (Aran Racing), Irlanda, 47;


6º) Don Tacos (Speedtech), Inglaterra, 46;


7º) John O’Hara (Aran Racing), Irlanda, 42;


8°) Arturo Gonzalez (Aran Racing), México, 34;


9º) Roland Hermoso (Speedtech), Filipinas, 28;


10°) David Julian (Goddard), Estados Unidos, 24;


11º) Paulo Ip (PTRS), China, 15;


12º) Wei Liang Chen (PTRS), China,6.