F3 Britânica: Jordan King é o Campeão de 2013

O britânico Jordan King (Carlin) sagrou-se Campeão Britânico de Fórmula-3 de 2013, após a disputa da última etapa da temporada, em Nurburgring, na Alemanha.

King garantiu o tÁ­tulo no sábado (21/09), com a vitória na primeira prova da etapa. O italiano Antonio Giovinazzi (Double R) e o brasileiro Felipe Guimarães (Fortec) completaram o pódio.

A segunda prova, disputada também no sábado, foi vencida por Guimarães. Foi a sua segunda vitória na temporada. O australiano Spike Goddard (Threebond) terminou em segundo, seguido pela colombiana Tatiana Calderon (Double R).

Neste domingo (22/09), King encerrou a temporada com mais uma vitória, a terceira no ano. O norte-irlandês William Buller (Fortec) e Giovinazzi fecharam o pódio.

Guimarães se envolveu em um toque no começo da prova, e caiu para último. No final recebeu a bandeirada na sétima posição.

King ficou com o tÁ­tulo ao somar 176 pontos. Giovinazzi foi o vice-campeão com 135 pontos, um a mais do que Buller. Guimarães foi o quarto, com 109 pontos.

Pela Classe Nacional, o tÁ­tulo ficou com o chinês Sun Zheng (CF Racing) ele somou 205 pontos. O neozelandês Chris Vlok (West -Tec) foi o vice com 121 pontos.

Final, prova 1:

1 – Jordan King (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 15 voltas em 27’49″696
2 – Antonio Giovinazzi (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 10″383
3 – Felipe Guimarães (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 11″374
4 – Jann Mardenborough (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 12″122
5 – Nicholas Latifi (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 22″615
6 – Tatiana Calderon (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 28″206
7 – Sean Gelael (Dallara-Mercedes) – Double R – 30″241
8 – Spike Goddard (Dallara-Nissan) – T Sport – 33″806
9 – Alfonso Celis (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 24”722
10 – Sun Zheng (Dallara 308-Mugen) – CFR – 46″796
11 – Chris Vlok (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1’18″504
12 – Will Barbosa (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1 volta
13 – Will Buller (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 3 voltas

Final, prova 2:

1 – Felipe Guimarães (Dallara-Mercedes) – Fortec – 16 voltas em 30’02″871

2 – Richard Goddard (Dallara-Nissan) – T Sport – 0″227
3 – Tatiana Calderon (Dallara-Mercedes) – Double R – 8″814
4 – Nicholas Latifi (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 12″991
5 – Jordan King (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 14″516
6 – Antonio Giovinazzi (Dallara-Mercedes) – Double R – 24″379
7 – Sean Gelael (Dallara-Mercedes) – Double R – 25″737
8 – Alfonso Celis (Dallara-Mercedes) – Fortec – 34″676
9 – Chris Vlok (Dallara-Toyota) – West Tec – 1’00″904
10 – Sun Zheng (Dallara-Mugen) – CF – 1’02″600
11 – Will Barbosa (Dallara-Toyota) – West Tec – 1’30″146

Abandonos:
Will Buller (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 12 voltas
Jann Mardenborough (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 9 voltas

Final, prova 3:

1 – Jordan King (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 17 voltas em 31’23”299
2 – Will Buller (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 1”398
3 – Antonio Giovinazzi (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 9″389
4 – Nicholas Latifi (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 10″385
5 – Alfonso Celis (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 39”748
6 – Jann Mardenborough (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 40″325
7 – Felipe Guimarães (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 41″208
8 – Tatiana Calderon (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 53″664
9 – Sun Zheng (Dallara 308-Mugen) – CFR – 1’10″004
10 – Chris Vlok (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1’29″809
11 – Sean Gelael (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’35″802
12 – Will Barbosa (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1 volta
13 – Spike Goddard (Dallara-Nissan) – T Sport – 1 volta