F3 Européia: César Ramos obteve 5° lugar no grid, mas teve problemas na largada

Uma ótima tomada de tempos marcou o início da participação do gaúcho César Ramos (BMP Proar) na segunda rodada dupla da Fórmula 3 Euroseries, o Campeonato Europeu da categoria. As provas foram realizadas no último final de semana (30 e 31 de maio) no EuroSpeedway Lausitz, em Brandenburg, na Alemanha.

Piloto da Manor Motorsport, equipe inglesa, César Ramos obteve um ótimo resultado na tomada de tempos, que reuniu 28 pilotos de várias partes do mundo. Em meio a uma forte chuva e muito frio, Ramos garantiu o 5º lugar no grid de largada da primeira prova, que seria disputada no sábado (30). “Foi muito boa a tomada de tempos, realmente fiquei bastante animado. Achamos um bom acerto para o carro, eu estava bastante rápido e confiante e consegui esta ótima posição de largada em minha terceira corrida na categoria”, contou o piloto.

A partir das duas largadas, porém, César Ramos voltou a enfrentar os mesmo problemas que o impediram de pontuar na etapa inaugural do Europeu de Fórmula 3, disputada há duas semanas em Hockenheim. “Ainda não consegui me adaptar bem ao sistema de largada do carro. É tudo muito rápido e uma das maneiras mais indicadas é usar uma espécie de freio de mão, que libera a embreagem e transfere todo o peso do carro para a parte traseira, para evitar que as rodas patinem”, explica Ramos. “Aí, quando faltam cinco segundos para a luz de largada se acender, se solta o ‘freio de mão’ e se aciona novamente a embreagem e o carro volta a ter o sistema de largada tradicional. Só que é uma coisa muito rápida, a qual ainda não consegui uma adaptação plena. Temos que treinar mais”, admite o piloto.

Na primeira prova o piloto BMP Proar deixou o carro apagar e caiu para a última posição, 28º. Com boa recuperação, ele superou 11 concorrentes para terminar a prova na 17ª colocação. Na segunda, para não deixar apagar o carro, Ramos segurou por muito tempo a embreagem e acabou “queimando-a”, o que resultou em seu abandono ainda na primeira volta.

“Rápido eu estou, com certeza, e isso se pode comprovar pela boa tomada de tempos que fiz. Preciso apenas me adaptar a este sistema de largada do carro e depois me preocupar em correr atrás dos pontos”
, avalia César Ramos. “O campeonato tem 10 rodadas duplas, ou seja, 20 corridas, e até agora foram apenas quatro. Ainda tenho 16 provas pela frente e tenho certeza que daqui para frente vou acertar as largadas”, finaliza, humilde, César Ramos.

O próximo compromisso de César Ramos será o Master de Fórmula 3, campeonato internacional que será disputado em Zandvoort, na Holanda, em 14 de junho. O evento tem, até o momento, 38 pilotos confirmados e reunirá competidores vindos de diversos campeonatos de Fórmula 3 espalhados pelo mundo, consistindo em tomada de tempos, eliminatórias e classificatórias e a prova final, que definirá o campeão do grande evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *