F3 – GP de Macau: Roberto Streit confiante para sua estréia em Macau

O vice-campeão da Fórmula 3 Japonesa disputa neste final de semana, pela equipe Prema, uma das mais importantes corridas do automobilismo internacional.

Neste sábado e domingo (18 e 19), o brasileiro Roberto Streit fará sua estréia em uma das competições mais importantes do calendário internacional: o 53º Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3, disputado no Circuito da Guia, na China.


A corrida reúne os melhores pilotos dos campeonatos da categoria em todo o mundo, além de contar com equipes de alto nível. Entre os vencedores da prova estão nomes como Ayrton Senna, Michael Schumacher, David Coulthard e Jenson Button. Em 2005, o destaque foi o polonês Robert Kubica que estreou na Fórmula 1 depois de subir ao lugar mais alto do pódio em Macau.


Já o circuito possui 6,2 quilômetros de extensão e é conhecido como um dos mais exigentes do mundo. Ele conta com longas retas e curvas acentuadas.


“O nível dos pilotos e das equipes é o mais alto do mundo, mas acho que podemos estar entre os dez primeiros. Não conheço o traçado, mas todos dizem que é bem difícil e desafiador. Assisti alguns vídeos dos anos anteriores e parece ser legal, estou bastante animado”, disse Streit que completa 23 anos nesta sexta-feira (17).


O vice-campeão da Fórmula 3 Japonesa vai correr novamente pela equipe Prema Powerteam. No último final de semana de outubro (28 e 29), Streit foi convidado pela escuderia para participar da rodada final da Fórmula 3 Européia, no circuito de Hockenheim (Ale). O piloto conquistou o sétimo e o quinto lugar no sábado e no domingo, respectivamente.


“Já andei com a equipe em 2004 e ter disputado a Fórmula 3 Européia me ajudou a ter uma reaproximação com o time. Além disso, a corrida serviu para provar que eles estão entre os melhores e foi uma ótima experiência para mim também. Andei com um carro que eu não conhecia, com um acerto completamente fora no que diz respeito ao meu jeito de guiar e com pneus que eu não usava há dois anos. Estamos muito confiantes para a corrida de Macau”, comentou o carioca.


Segundo Streit, dos 33 pilotos inscritos, dois são adversários de peso. “Acho que os dois favoritos são o (Paul) Di Resta, campeão da Fórmula 3 Européia em 2006, e o (Sebastian) Vettel, vice-campeão da mesma categoria e 3º colocado em Macau no ano passado. Mas, é claro que além deles surgirão outros e eu vou brigar pela vitória”, afirmou.


Os treinos livres e os classificatórios (que definem o grid para a corrida de sábado) acontecem nesta quinta (16) e sexta (17). O resultado da primeira prova (18) vai definir a posição de largada dos pilotos para a corrida de domingo (19), que tem o início previsto para as 05h30 (horário de Brasília).


Confira a programação do GP de Macau (horário de Brasília):


Quinta-feira (dia 16)
00h30 às 01h00 – 1º Treino Livre
04h40 às 05h00 – 1º Treino Classificatório


Sexta-feira (dia 17)
01h35 às 02h05 – 2º Treino Livre
05h15 às 06h00 – 2º Treino Classificatório


Sábado (dia 18)
03h20 às 04h10 – Corrida classificatória (10 voltas)
22h10 às 22h30 – Warm up


Domingo (dia 19)
05h30 às 06h30 – Corrida (15 voltas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *