F3 Inglesa: Alberto Valério confirmado para disputar sua primeira temporada na Inglaterra

A primeira lista de inscritos para a etapa de abertura da temporada da Fórmula 3 Inglesa, que será disputada na próxima segunda-feira (17), em Oulton Park, apresenta 22 nomes.


São pilotos de treze nacionalidades diferentes, sonhando em conquistar bons resultados e chamar a atenção da elite do automobilismo internacional. A categoria, que funciona com porta de entrada dos futuros talentos, é a principal vitrine para a Fórmula 1. Não por acaso, os três brasileiros que se tornaram campeões mundiais conquistaram títulos na Fórmula 3 Inglesa: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

           
Entre as muitas histórias de um grid repleto de carreiras promissoras, destaca-se a do mineiro Alberto Valerio, que chegou à Inglaterra no final de fevereiro e disputará seu primeiro campeonato fora do Brasil. Na bagagem, ele levou o título da Fórmula 3 Sul-Americana, assegurado no ano passado. Para começar sua trajetória no exterior, o piloto contará com todo o suporte da equipe Cesario Formula, formada apenas por brasileiros, que também estréia na Fórmula 3 Inglesa. No início da noite desta quarta-feira (12), a carreta do time deixou a sede em Kent para levar os equipamentos até Oulton Park.


           
As atividades oficiais para a primeira corrida do ano começam na sexta-feira (14), com um treino livre de três horas de duração. No sábado (15), serão dois treinos classificatórios. E na segunda-feira os carros voltam à pista para duas corridas. “Está tudo pronto para a nossa estréia. Sabemos que o início não será fácil e que disputar as primeiras posições é algo complicado. Meu objetivo é fazer uma boa estréia, marcar pontos e ganhar experiência, para chegar ao fim do ano andando na frente”, afirma Alberto Valerio.


           
O piloto mineiro treinou no início desta semana em Silverstone para verificar as condições do carro, um Dallara F306 Mugen Honda. “Fizemos um teste para deixar tudo em ordem e deu para ver que o equipamento está bem competitivo”, conta O chassi utilizado pela Cesario Formula é o mais moderno da categoria e vem sendo escolhido pelos principais times (contra o Dallara F304 e o Lola Dome F106/4 das demais equipes). Já o motor Mugen Honda começa o ano renovado, para tentar bater o favoritismo dos Mercedes.


           
“Nos treinos de pré-temporada, os pilotos que andaram de Dallara F306 Mercedes foram os mais rápidos. Como não havia vistoria técnica, somente agora nós realmente vamos ver quem está com o melhor equipamento. Sabemos que a Mugen Honda trouxe uma série de inovações, enquanto a Mercedes preferiu não mexer em nada”, analisa Alberto Valerio, que apontou os ingleses Mike Conway e Oliver Jarvis como os grandes candidatos ao título, além do também brasileiro Bruno Senna.


 


A programação em Oulton Park (horários de Brasília):



Sábado (15/04)



07h25              1º treino classificatório


11h05              2º treino classificatório



Domingo (16/04)



07h55              1ª corrida


11h45              2ª corrida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *