F3 Inglesa: Alberto Valério já pensa no Masters de F3 em Zolder

Depois do fim de semana difícil em Spa-Francorchamps, brasileiro disputará uma das provas mais importantes do mundo na categoria.

O brasileiro Alberto Valério enfrentou duas corridas no mínimo estranhas neste fim de semana, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, pelo campeonato da Fórmula 3 Inglesa. Mesmo depois das dificuldades no treino classificatório, quando não conseguiu levar o carro ao grupo dos dez primeiros colocados, sentiu que havia potencial para lutar pelo pódio nas duas etapas da rodada dupla. Só que ele nem teve tempo de ameaçar os vencedores: Sam Bird, na primeira prova, e Jonathan Kennard, na segunda.

Ele partiu do 13º para o 5º lugar em três voltas, mas viu pelo retrovisor quando Sebastian Hohental tentou pegar seu vácuo e acabou atingindo a parte traseira de seu carro, quebrando a suspensão. Terminava ali o dia do piloto. Mais difícil, mesmo, só a corrida de sábado (29), que foi inteirinha comandada pelo Safety Car. Choveu muito no circuito de Spa-Francorchamps e a largada foi dada sob bandeira amarela. E quando começou para valer durou apenas três voltas.

Um novo acidente fez o Safety Car voltar ao traçado e só sair restando uma volta para a bandeirada. “Acho que foi um erro da direção de prova. Numa corrida tão curta, realizada num circuito tão longo, o Safety Car não pode ficar tanto tempo na pista”, reclamou. “Nos poucos momentos que tive para acelerar, deu para ver que o carro estava ótimo para chuva e que dava para sair daqui com bem mais do que apenas alguns pontos”, disse Alberto Valério, sétimo colocado.

Quando o Safety Car fez sua segunda intervenção, ele já havia avançado quatro posições. “Ruim mesmo foi ver a turma que estava disputando comigo as posições intermediárias da tabela dar essa escapada nos pontos. Mas ainda temos algumas corridas para reverter a situação”, comenta. Alberto Valério é o oitavo no campeonato com 70 pontos. Marko Asmer lidera com 198, seguido por Sam Bird com 138 e Maro Engel com 126.

Agora as atenções das equipes estão voltadas para o Masters de Fórmula 3 que será disputado no próximo fim de semana em Zolder, também na Bélgica, reunindo pilotos de diversas partes do mundo. “É uma vitrine importante para o futuro e vou para lá tentando vencer a corrida. Por ser um evento isolado, fora de qualquer campeonato, todo mundo entra na pista partindo para o tudo ou nada. E eu quero sair de lá com esta vitória”, conclui o piloto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *