F3 Inglesa: Gabriel Dias estréia com pole na National Class

Curitibano registra o 1º e 2º lugares no grid para as duas etapas que abrem a temporada da F3 Inglesa.

O curitibano Gabriel Dias, de 18 anos, entrou neste fim de semana pela primeira vez em um carro de corrida após o acidente que o deixou de fora das pistas por seis meses. E o resultado foi bastante positivo. O piloto da equipe T-Sport conquistou uma pole-position e um segundo lugar no grid da National Class – divisão de base da Fórmula 3 Inglesa – neste sábado no circuito de Oulton Park.

O treino classificatório aconteceu com pista seca e tempo ensolarado, condições que o brasileiro espera que se mantenham na segunda-feira (13), quando serão realizadas as duas provas. No primeiro treino, Gabriel marcou 1min29s884 com o Dallara-Mugen Honda da T-Sport, enquanto o pole position da primeira prova da National Class, Daniel McKenzie, da Fortec, assinalou 1min29s554, uma diferença de 0s33 em favor do britânico. O terceiro colocado do grid da National, o também brasileiro Victor Correa, ficou com a terceira marca.

Para o grid da segunda corrida, Dias registrou 1min29s867, um tempo 0s097 mais baixo que o de McKenzie, que valeu ao brasileiro a pole position na divisão National. Vale lembrar que no National Class os carros têm aproximadamente 30% menos pressão aerodinâmica – o que prejudica a velocidade de reta -, e são de fabricação do ano de 2007.

“Foi um treino muito difícil, bastante apertado, com todo mundo andando muito perto”, avaliou Gabriel Dias, que teve problemas com o motor Mugen Honda de seu carro nos treinos livres de sexta-feira. Para o sábado, no entanto, a equipe T-Sport fez a troca de várias peças, o que permitiu ao curitibano melhorar seus tempos de volta. “A equipe trabalhou bastante no carro e eu tentei fazer um trabalho digno do esforço deles”, comentou.

Gabriel Dias ficou a apenas 0s263 de seu companheiro de equipe Wayne Boyd, que compete no International Class com carros de configuração superior (chassi 2009 e motores Volkswagen mais potentes). “É muito bom saber que estamos neste nível, de conquistar a pole na nossa divisão e até quem sabe galgar posições melhores no grid. Eu e a equipe ficamos de certa forma surpresos, porque apesar de eu sempre esperar o melhor, este não era um final de semana em que eu apostaria nisso, já que estou voltando agora a pilotar regularmente depois do acidente”, explicou o piloto de 19 anos.

Para a segunda-feira, quando serão disputadas as duas corridas, Dias espera que as condições climáticas permaneçam as mesmas deste sábado. “Corrida com chuva se transforma em loteria. Por confiar na nossa performance e saber do que somos capazes, prefiro que a corrida aconteça com pista seca”, observa.

A primeira largada está programada para as 7h15, enquanto a segunda etapa ocorre a partir das 11h50 (horários de Brasília).

Confira o grid de largada da National Class para as duas etapas desta segunda-feira (13):

National Class – Grid da corrida 1 – Oulton Park – 11/04/2009
Pista seca / Clima ensolarado
1 Daniel McKENZIE/GBR, Fortec Dallara-Mugen Honda, 29.554s
2 Gabriel DIAS/BRA, T-Sport Dallara-Mugen Honda, 1m 29.884s
3 Victor CORREA/BRA, Litespeed-Mugen Honda, 1m 31.027s
4 Max SNEGIREV/RUS, West-Tec Dallara-Mugen Honda, 1m 31.529s

National Class – Grid da corrida 2 – Oulton Park – 11/04/2009
Pista seca / Clima ensolarado
1 Gabriel DIAS/BRA, T-Sport Dallara-Mugen Honda, 1m 29.867s
2 Daniel McKENZIE/GBR, Fortec Dallara-Mugen Honda, 1m 29.964s
3 Max SNEGIREV/RUS, West-Tec Dallara-Mugen Honda, 1m 31.772s
4 Victor CORREA/BRA, Litespeed-Mugen Honda, sem tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *