F3 Inglesa: Marcus Ericsson e Walter Grubmuller vencem em Hockenheim

O sueco Marcus Ericsson, da Raikkonen Robertson Racing, e o austrÁ­aco Walter Grubmuller, da Hitech Racing, foram os vencedores da 4ª rodada dupla da temporada, em Hockenheim, na Alemanha.

Ericsson conquistou, no sábado (06/05), a sua segunda vitória consecutiva na prova de abertura da etapa, a 7ª da temporada. O holandês Renger Van der Zande, da Hitech Racing, que largou na pole-position, terminou em 2º, com Grubmuller completando o pódio.

Saindo da terceira posição do grid, Ericsson fez uma grande largada, assumindo a ponta na primeira curva. O sueco liderou todas as voltas, vencendo com 1s188 de vantagem sobre Van der Zande.

LÁ­der do campeonato, o australiano Daniel Ricciardo, da Carlin Motorsport, terminou em 4º, seguido pelo inglês Max Chilton, seu parceiro de equipe. O brasileiro Adriano Buzaid, da T-Sport, fechou os seis primeiros.

O brasileiro Victor Corrêa conquistou a sua primeira vitória na Classe Nacional, sendo 12º no geral. Foi também a primeira vitória da equipe Litespeed e seu chassi SLC R1. O brasileiro Gabriel Dias, da T-Sport,  e o inglês Daniel McKenzie, da Fortec, disputavam a liderança da classe, quando ambos rodaram na 15ª volta, abandonando a disputa.

No domingo (07/06), Grubmuller, o mais experiente piloto da categoria, largou na pole-position e venceu de ponta a ponta a 8ª prova. Seu parceiro de equipe Van der Zande foi o 2º, com o estreante canadense Robert Wickens, da Carlin Motorsport, na 3ª posição.

A prova foi disputada com pista úmida, devido Á  forte chuva que caiu no circuito horas antes. Os pilotos decidiram largar com os pneus slicks da Cooper, o que ocasionou diversas rodadas no começo da prova.

Vencedor da prova de sábado, Ericsson pressionou Grubmuller no começo da corrida, até seu Dallara 308-Mercedes perder rendimento, quando a pista começou a secar. Van der Zande superou o sueco, passando as doze voltas restantes na cola de Grubmuller. Na disputa pelo terceiro lugar Wickens, que venceu as duas provas de abertura da nova F-2, superou Chilton, numa audaciosa manobra na curva Sachs.

Buzaid terminou em 7º, com Dias em 15º e Corrêa na 17ª posição.

Ricciardo se envolveu em um acidente com Chilton e o inglês Wayne Boyd, da T-Sport, terminando na 8ª posição.

Ricciardo manteve a liderança do campeonato com 89 pontos. Grubmuller assumiu a vice-liderança com 74. Buzaid é o 9º, com 45.

A quinta rodada dupla será no dia 5 de julho, em Snetterton, na Inglaterra.

Grid, 1ª prova:

1 – Renger Van der Zande (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1’32″965
2 – Daniel Ricciardo (Dallara 308-Volkswagen) – Carlin – 1’33″039
3 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1’33″383
4 – Max Chilton (Dallara 308-Volkswagen) – Carlin – 1’33″457
5 – Adriano Buzaid (Dallara 309-Volkswagen) – T Sport –
6 – Carlos Huertas (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1’33″580
7 – Robert Wickens (Dallara 308-Volkswagen) – Carlin – 1’33″606
8 – Walter Grubmuller (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1’33″656
9 – Riki Christodoulou (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 1’33″796
10 – Nick Tandy (Mygale M09-Mercedes) – JTR – 1’33″981
16 – Gabriel Dias (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 1’34″741
20 – Victor Correa (SLC R1-Mugen) – Litespeed – 1’37″913

* 20 carros no grid

Final, 1ª prova:

1 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 30’20″552
2 – Renger Van der Zande (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1″188
3 – Walter Grubmuller (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 7″278
4 – Daniel Ricciardo (Dallara 308-Volkswagen) – Carlin – 9″775
5 – Max Chilton (Dallara 308-Volkswagen) – Carlin – 13″583
6 – Adriano Buzaid (Dallara 309-Volkswagen) – T Sport – 14″526
7 – Carlos Huertas (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 16″281
8 – Wayne Boyd (Dallara 309-Volkswagen) – T Sport – 30″279
9 – Victor Garcia (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 36″380
10 – Hywel Lloyd (Dallara 309-Mugen) – CF – 37″029
12 – Victor Correa (SLC R1-Mugen) – Litespeed – 1’11″333
AB – Gabriel Dias (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 14 voltas

Grid, 2ª prova:

1 – Walter Grubmuller (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1’34″451
2 – Renger Van der Zande (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1’34″546
3 – Daniel Ricciardo (Dallara 308-Volkswagen) – Carlin – 1’34″806
4 – Max Chilton (Dallara 308-Volkswagen) – Carlin – 1’34″832
5 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1’34″847
6 – Adriano Buzaid (Dallara 309-Volkswagen) – T Sport – 1’35″203
7 – Riki Christodoulou (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 1’35″219
8 – Carlos Huertas (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1’35″306
9 – Wayne Boyd (Dallara 309-Volkswagen) – T Sport – 1’35″548
10 – Nick Tandy (Mygale M09-Mercedes) – JTR – 1’35″584
17 – Gabriel Dias (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 1’36″432
19 – Victor Correa (SLC R1-Mugen) – Litespeed – 1’38″477

* 20 carros no grid

Final, 2ª prova:

1 – Walter Grubmuller (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 30’05″203
2 – Renger Van der Zande (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1″039
3 – Robert Wickens (Dallara 308-Volkswagen) – Carlin – 1″448
4 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1″837
5 – Riki Christodoulou (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 8″775
6 – Nick Tandy (Mygale M09-Mercedes) – JTR – 13″081
7 – Adriano Buzaid (Dallara 309-Volkswagen) – T Sport – 14″244
8 – Daniel Ricciardo (Dallara 309-Volkswagen) – Carlin – 14″546
9 – Henry Arundel (Dallara 309-Volkswagen) – Carlin – 15″482
10 – Daniel McKenzie (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 17″281
15 – Gabriel Dias (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 1’02″180
17 – Victor Correa (SLC R1-Mugen) – Litespeed – 1 volta

Campeonato:

1.Ricciardo 89; 2.Grubmuller 74; 3.Tandy 68; 4.Ericsson 65; 5.Nakajima 57; 6.Chilton 54; 7.Van der Zande, Chilton 53; 9.Buzaid 45; 10.Arundel 31.