F3 Sulamericana: Em Curitiba Lucas Foresti terá segundo desafio do ano

Após ter participado da primeira rodada do Campeonato Sul-Americano de F-3 no último final de semana, no Distrito Federal, o piloto brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula), estreante na categoria, já se prepara para o segundo desafio da temporada.

Com menos de uma semana de intervalo, já neste sábado e domingo, dias 13 e 14, serão disputadas no Autódromo Internacional de Curitiba – PR, a terceira e a quarta etapas da competição continental que, em sua rodada de abertura, reuniu 14 competidores.
 
Foresti, que começou bem o Certame quando marcou a segunda posição na tomada de tempos para a primeira etapa, se acidentou nesta corrida e não pontuou. Na segunda etapa, também disputada em Brasília, Lucas largou da quinta posição e, após ter andado a maior parte do tempo em terceiro, viu seu equipamento perder rendimento nas últimas voltas. Assim, como no início da prova, terminou em quinto. Este resultado rendeu ao piloto quatro importantes pontos e lhe deixaram na oitava posição do Campeonato.
 
Para as duas corridas do próximo final de semana Foresti terá como desafio uma das principais pistas do país. O Autódromo Internacional de Curitiba foi inaugurado em 1967 e, após várias reformas, continua muito atual. Com excelente infra-estrutura e capacidade instalada para receber mais de 50 mil pessoas, seu traçado tem 3.695 metros de extensão divididos em cinco retas, sete curvas para a direita e quatro para a esquerda. A reta de largada tem 980 metros. Seu traçado, considerado de média/alta velocidade, é quase dois quilômetros mais curto que o de Brasília e deverá proporcionar diferenças de tempos bem menores do que as verificadas nas duas primeiras etapas. Além da F-3 Sul-Americana, que atualmente é a categoria mais rápida que compete em Curitiba, o autódromo recebe regulamente as provas do WTCC (Campeonato Mundial de carros turismo), GT3, Stock-Car, Fórmula Truck, Porsche Cup, Trofeo Maserati, dentre outras.
 
Como nunca disputou uma prova oficial nesta pista, Lucas e a Cesário Fórmula estiveram no autódromo paranaense no último mês para realizarem treinos de adaptação do piloto e do carro para esta rodada. Foram dois dias de intensos trabalhos onde até mesmo um simulado de corrida foi feito.
 
Augusto Cesário, experiente comandante do time que leva seu nome, acredita que Lucas pode ter um bom desempenho nesta prova. “Apesar da pouca experiência o Foresti é um piloto muito rápido. Nós treinamos aqui em Curitiba e acredito que ele tem todas as possibilidades para se adaptar rapidamente às condições da pista neste fim de semana e conseguir bons tempos. Para as duas corridas nosso principal objetivo é terminar e, se possível, na zona de pontuação”, explicou o chefe da equipe Cesário Fórmula.
 
As atividades oficiais desta segunda rodada do Sul-Americano de F-3 começam nesta sexta-feira, dia 12, com duas sessões de treinos livres de meia hora. No final da tarde acontece a tomada de tempos para a primeira corrida. No sábado, pela manhã, os carros voltam à pista com vistas à classificação para as disputas do domingo. Por fim, às duas e meia da tarde de sábado e, no mesmo horário no domingo, acontecem a terceira e quarta etapas do Campeonato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *