F3 Inglesa: Pipo Derani ingressa na Fórmula 3 Inglesa pela Double-R

Mais jovem representante do Brasil no exterior impressionou equipe nos testes após o fim da última temporada

Mais jovem brasileiro em atividade no automobilismo internacional, Pipo Derani disputará em 2011 a terceira temporada de sua carreira. Depois de ter disputado a Fórmula Renault Norte-Europeia em 2009, tendo conquistado dois pódios e uma volta mais rápida, e a Fórmula 3 Alemã em 2010, na qual fechou o campeonato entre os dez melhores, o paulistano de 17 anos parte para o mais prestigiado dos campeonatos de F-3 do planeta, o Britânico.

Derani estreou no automobilismo internacional aos 15 anos de idade, sendo considerado o mais jovem brasileiro a competir com automóveis no exterior. Em 2011 Pipo correrá pela Double-R, equipe fundada em 2004 e que dois anos depois de sua estreia, conquistou o título com o inglês Mike Conway (hoje na Indy), ano em que conquistou 14 vitórias – cinco delas com Bruno Senna, piloto da Hispania na F1 em 2010. A equipe usa chassi Dallara e motor Mercedes. “No curto tempo que estivemos juntos, me senti confortável com o time, com o carro, e nos demos muito bem. Todo mundo tem sido fantástico, e para mim, a Double-R já se tornou uma família”, disse Derani. “Eles são muito competentes e acreditam no meu potencial”, afirmou.

O brasileiro assinou contrato depois de ter impressionado a equipe nos testes realizados no final de 2010. “Do nosso lado estamos realmente empolgados pelo fato de Pipo ter se juntado a nós. Desde seu primeiro teste conosco em Pembrey, no mês de outubro, ele demonstrou ser ético, correto, e trabalhou muito bem”, elogiou Anthony Hieatt, proprietário do time.

“Temos altas expectativas para a temporada que se aproxima. Pipo mostrou um forte ritmo em todos os lugares onde estivemos. Ficamos tão impressionados com ele que sequer hesitamos em inscrevê-lo para a corrida de F-3 que aconteceria na Coreia do Sul em novembro. Infelizmente o evento foi cancelado, mas continuamos com seu programa de testes em Jerez e Valência (na Espanha) em dezembro e seu desempenho foi bem convincente em ambos – especialmente em Valencia, onde pudemos medir sua performance entre outros já estabelecidos pilotos da F3 Inglesa”, elogiou.

Derani, que em 2010 disputou a Fórmula 3 Alemã como preparação para o Campeonato Britânico de 2011, disse que o fato de estar agora na série da Inglaterra representa uma oportunidade. “A F3 Britânica é a mais forte, além da que mais pilotos revelou para a Fórmula 1”, destacou. “O formato de três corridas por final de semana, com eventos fora da Grã-Bretanha em pistas que a Fórmula 1 também corre – como Spa, na Bélgica, e Monza, na Itália – é o mais atraente. Além disso, é a F3 mais conhecida pelo público e pela mídia”, apontou.

“É um campeonato muito forte e a concorrência será imensa, já que a faço parte de uma geração de pilotos que vem correndo junta desde a época do kart. Por isso, quase todos no grid se conhecem muito bem”, afirmou Pipo, que alimenta boas expectativas para a temporada que começará no mês de abril – o calendário ainda não foi divulgado. “Tive um ano muito difícil em 2010 e por uma série de razões eu não pude mostrar meu potencial. E desde os primeiros testes com a Double-R, a equipe pôde ver do que sou capaz. Claro que ainda tenho muito a aprender, e minha curva de desenvolvimento ainda irá crescer porque este é apenas meu terceiro ano no automobilismo. Meu objetivo é mostrar minha capacidade e desta vez tenho certeza de que terei as condições para ter um bom desempenho” disse Derani, que volta a testar com a equipe a partir do dia 14 de fevereiro, quando se encerra o período de proibição de treinos particulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *