F3 Inglesa: Victor CorrÁªa volta a competir em Spa-Francorchamps

Mineiro retorna Á  pista belga na qual conquistou sua primeira pole position no automobilismo internacional e que abriu as portas dos times europeus.

As longas retas e as desafiadoras curvas dos 7.004 metros do mÁ­tico circuito belga de Spa-Francorchamps recebem nesta semana (23-25/07) a sétima rodada dupla da Fórmula 3 Inglesa, principal certame da categoria em todo o mundo. â€œÉ um circuito fantástico, muito rápido e desafiador, onde todos os pilotos sonham em andar. Será minha primeira vez na pista com um F3. Espero andar bem como nas outras vezes em que estive lá”, explica o mineiro Victor Corrêa, que em sua temporada de estréia ocupa a terceira colocação na classe National.

 

Além de ser o circuito mais admirado pela maioria dos pilotos que já experimentaram o traçado, a pista é especial para Victor Corrêa, já que foi lá que ele conseguiu sua primeira pole position fora do Brasil, na Fórmula Ford Inglesa em 2008. “Foi emocionante largar na pole neste circuito, com tanta história e onde todos têm prazer de acelerar. Quero andar bem aqui novamente”, afirma o titular da Litespeed.

 

Na ocasião, além de largar em primeiro, ele chegou a liderar a corrida, mas foi jogado para fora da pista por Nick Tandy, piloto inglês que na ocasião já corria de Fórmula 3 e estava participando da prova de Fórmula Ford só para ganhar experiência no desafiador circuito. No entanto, mesmo sem terminar a competição, o desempenho de Victor nesta pista chamou a atenção da mÁ­dia especializada inglesa e abriu as portas dos principais times do automobilismo europeu para o brasileiro.

 

“Foi em Spa que alguns dos grandes do automobilismo fizeram história. Todos estão atentos a o que acontece, o que me da ainda mais motivação para dar o máximo em todo o fim de semana”, conta o titular da Unifenas, que também detém o recorde do circuito para carros da Fórmula Ford.

 

Após aprovar o novo jogo de amortecedores que estreou no último fim de semana em Donington Park, Victor está confiante no trabalho de desenvolvimento do chassi SLC R1, utilizado unicamente pela Litespeed no campeonato. “Estamos no caminho certo. Na última corrida tivemos um grande desempenho”, lembra o esportista, que acumula os cargos de piloto de provas e de teste de sua equipe. Na 12ª etapa da F3 Inglesa, disputada no último domingo (19/07) na chuva, o titular da Litespeed chegou a ser o mais rápido entre todos os pilotos, inclusive os da classe International.

 

Veja a programação do fim de semana em Spa-Francorchamps (horário de BrasÁ­lia):

 

Quinta-feira, 23/07

04h00 – 04h30: Treino livre

08h50 – 09h20: Treino livre

12h05 – 12h35: Treino classificatório para a 13ª etapa

 

Sexta-feira, 24/07

04h00 – 04h30: Treino classificatório para a 14ª etapa

09h10: Largada para a 13ª etapa

 

Sábado, 25/07

08h15: Largada para a 14ª etapa

 

Estes são os cinco primeiros da classe National da F3 Inglesa em 2009:

 

1) Daniel Mckenzie (ING), 212 pontos;

2) Gabriel Dias (BRA), 152;

3) Victor Correa (BRA), 115;

4) Max Snegirev (RUS), 80;

5) Aaron Steele (ING), 22.

 

Estes são os cinco primeiros da classe International da F3 Inglesa em 2009:

 

1) Daniel Ricciardo (AUS), 141 pontos;

2) Walter Grubmüller (AUT), 128;

3) Renger Van der Zande (HOL), 110;

4) Riki Christodoulou (ING), 85;

5) Adriano Buzaid (BRA), 79.