F3 Inglesa: Yann Cunha estreia na categoria em Silverstone

Brasiliense vice-líder da Fórmula 3 Sul-Americana faz sua primeira prova na mais tradicional categoria de base do mundo durante o próximo final de semana.

Aproveitando o intervalo entre as etapas de Porto Alegre e de Curitiba da Fórmula 3 Sul-Americana, o brasiliense Yann Cunha fará neste fim de semana sua estreia no automobilismo europeu. Ele chegou nesta quinta-feira (12) à Inglaterra, onde, a partir desta sexta-feira, começa os treinos para a etapa de Silverstone do Campeonato Inglês de Fórmula 3.

Yann vai disputar três provas da categoria no tradicional circuito e será, portanto, o quinto representante brasileiro na categoria – que já conta com Luís Felipe Nasr, Gabriel Dias, Lucas Foresti e Adriano Buzaid.

A estreia de Yann Cunha na mais tradicional categoria de base do automobilismo mundial será pela equipe Manor – time que deu origem à equipe Virgin Racing de Fórmula 1. Para o brasiliense, a estreia deste final de semana é um passo natural na sua carreira.

“A tendência é que eu vá correr na Europa em 2011. Por isso quero fazer algumas provas na Fórmula 3 Inglesa neste ano para conhecer algumas pistas, e também fazer contatos e ver como é o trabalho das equipes europeias”, comentou Yann, que é o atual vice-líder do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 – a cinco pontos do líder, Bruno Andrade, depois de estar no pódio em todas as rodadas do certame até aqui.

O equipamento que o brasileiro vai usar em Silverstone é bastante parecido com aquele ao qual está habituado na Fórmula 3 Sul-Americana. O carro da equipe Manor tem chassi fabricado pela italiana Dallara, e o motor Mercedes-Benz tem cerca de 210 cavalos de potência – contra os 255 cv da F-3 Sul-Americana, dona dos motores mais potentes do mundo nessa classe.

“O carro é muito parecido. A maior diferença é no motor, que tem menos potência e, portanto, têm menos capacidade de freio-motor e menor retomada nas saídas de curva. Isso exige uma adaptação no estilo de pilotagem, mas não chega a ser um problema”, avaliou Yann. No mês de junho ele passou quatro dias testando um carro da Fórmula 3 Inglesa em Pembrey, no País de Gales.

As provas do final de semana em Silverstone são válidas pela 22ª, 23ª e 24ª etapas do campeonato britânico em 2010. O circuito, a pouco mais de 75 km da capital Londres, é um dos mais tradicionais do automobilismo mundial. Foi palco, em 1950, do primeiro Grande Prêmio da história de Fórmula 1, e até hoje recebe as principais categorias do automobilismo europeu. Na década de 80, chegou a receber o apelido de “Silvastone”, graças aos feitos que Ayrton Senna (da Silva) realizara durante sua passagem pelas categorias de base do automobilismo inglês – entre elas a Fórmula 3, na qual foi campeão em 1983. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *