F3 Italiana: Guerin é 5º nos testes coletivos em Monza

Ensaios da semana que vem serão na pista da abertura do calendário

O paulista Victor Guerin (Flash Power) terminou com o 5º melhor tempo os testes coletivos promovidos pela Fórmula 3 italiana nesta quinta-feira em Monza. Os ensaios foram dominados por Facu Regalia, espanhol de origem argentina do Team Ghinzani que fechou o cronômetro em 1min46s693 em sua volta mais rápida. As equipes voltam a se preparar para abertura da temporada na próxima terça-feira em Franciacorta, autódromo que sediará a primeira rodada dupla do calendário em meados de maio.

A programação de Guerin foi parcialmente comprometida por uma escapada de pista ainda no início da manhã. Se não provocou maiores danos ao Dallara-Fiat da Lucidi Motorsport, o incidente reteve o piloto nos boxes por mais de uma hora e meia, tempo necessário à troca do assoalho e à limpeza geral do carro. Com isso, a maior parte do cronograma de testes estabelecido pela equipe só pôde ser desenvolvida no período da tarde.

A Lucidi Motorsport usou o veloz traçado de Monza para experiências aerodinâmicas, além de explorar ao máximo o potencial de vácuo oferecido por suas longas retas. “Treinamos na semana passada em Spa, outro circuito rápido, e vimos como o vácuo pode fazer diferença. Para se ter uma idéia, andando atrás do meu companheiro Eddie Cheever, meu tempo com pneus velhos aqui foi melhor do que girando sozinho com os novos”, explicou Guerin.

Os treinos em Franciacorta serão ainda mais importantes porque haverá vistoria técnica e todas as dúvidas em relação aos carros dos concorrentes serão esclarecidas. “Hoje, andando de cara para o vento, o Regalia chegou à máxima de 248 quilômetros por hora. Nem com vácuo, que dá um ganho de cerca de meio segundo por volta, conseguimos igualar essa marca. Mas é claro que ele pode estar mesmo mais rápido do que a gente”, ressalvou o brasileiro.

Doze carros participaram dos aprontos e a expectativa dos organizadores da categoria é que pelo menos mais seis pilotos estejam no grid de Franciacorta no mês que vem. Guerin vem superando regularmente o parceiro de equipe e liderando os trabalhos de acerto na pré-temporada. “Os engenheiros estão satisfeitos com as informações que venho passando a eles, tanto que o sensor de temperatura dos pneus foi instalado no meu carro. Estou procurando transmitir minhas impressões com objetividade e rapidez, como pediu meu orientador”, disse Guerin, que recebe consultoria direta do experiente Paulo Carcasci.

Os melhores em Monza:

1 – Facu Regalia (Team Ghinzani), 1min46s693
2 – Edoardo Liberati (Team Ghinzani), 1min41s109
3 – Michael Lewis (Prema Powerteam), 1min47s328
4 – Sérgio Campana (BVM), 1min47s660
5 – Victor Guerin (Lucidi Motorsport), 1min47s662 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *