F3 Japonesa: Rafael Suzuki retorna ao automobilismo japonês em 2012

Após um ano vencedor no kart, brasileiro disputará a Fórmula 3 Japonesa, mesmo campeonato no qual ficou em terceiro lugar em 2010

O paulista Rafael Suzuki irá disputar nesta temporada a Fórmula 3 Japonesa pela equipe Mad Croc Toda Racing, equipe apoiada pela Honda. O piloto já participou do campeonato – mundialmente conhecido por revelar grandes nomes – em 2010, quando terminou na terceira colocação, mesmo perdendo duas corridas, e conquistou nove pódios e três vitórias em 14 provas. A competição terá início nos dias 14 e 15 de abril, no autódromo de Suzuka.

“Correr mais um ano de F3 no Japão será uma nova oportunidade. Em 2010, correndo pela equipe Tom’s, não foi um ano ruim, consegui ganhar corridas, mas o título esteve distante, e também não participei de duas provas. Naquele ano, os testes foram muito limitados, e isso nunca é bom. Agora, já conheço todas as pistas, as equipes, e o campeonato. Chego mais experiente”, disse Rafael, que, neste ano, contará com o apoio da marca de bebidas energéticas Mad Croc.

Nesse intervalo, o piloto sagrou-se Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil de Kart na categoria Graduados em 2011. “O kart me manteve em atividade. Não vi essa situação como um passo atrás, e sim como uma forma de não abaixar a cabeça e, ao mesmo tempo, planejar o ano seguinte”.

A Fórmula 3 Japonesa terá 15 corridas divididas em seis eventos de rodadas duplas e uma rodada tripla, passando por tradicionais autódromos, como os de Suzuka e Fuji, palcos da Fórmula 1; Motegi, que recebeu a Fórmula Indy por vários anos e é sede da MotoGP; além de Okayama (Aida) e Sugo. Haverá ainda uma estreia no calendário. Pela primeira vez em 33 anos, a categoria correrá fora do Japão, fazendo uma de suas etapas, a terceira do ano, no circuito de Zhuhai, na China.

“O automobilismo no Japão é muito forte e eu gosto do ambiente. Tudo é muito profissional. A Fórmula 3 aqui não é uma simples categoria de base para a Fórmula 1. É o último degrau antes da Fórmula Nippon e da Super GT, que são as categorias top”, explicou Suzuki.

A categoria japonesa, assim como a F3 Inglesa e Europeia, usará chassis novos nesta temporada, os Dallara F312. Porém, também será permitido o uso dos modelos anteriores, os F308 (chassi de 2008 a 2011). O brasileiro usará a versão anterior. “Esse carro já está desenvolvido e as equipes têm bons acertos, apesar de que a evolução do novo modelo é uma incógnita”, concluiu.

Suzuki tem em seu currículo, além do terceiro lugar no Japão em 2010, a terceira colocação no campeonato alemão de F3, em 2009.

Calendário 2012 da Fórmula 3 Japonesa:

Suzuka – 14 e 15 de abril
Motegi – 12e 13 de maio
Zhuhai (China) – data a definir
Fuji – 14 e 15 de julho
Motegi – 04 e 05 de agosto
Okayama – 25 e 25 de agosto
Sugo – 22 e 23 de setembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *