IndyCar: Impressões positivas dos primeiros testes em Indianápolis

Pilotos elogiaram o comportamento do DW-12 com o pacote aerodinâmico especÁ­fico para circuitos ovais rápidos

A primeira impressão do novo pacote aerodinâmico do DW-12 para os super ovais foi extremamente positiva, de acordo com os nove pilotos que tiveram o primeiro contato a bordo do novo chassi Dallara nas 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway. Tony Kanaan, da KV Racing, disse o carro é superior ao protótipo testado por ele e por Dario Franchitti no mesmo circuito, ainda no último outono norte-americano.

“O carro está mais equilibrado que no ano passado. Trabalhamos, conversamos. Algumas pessoas criticaram o projeto no fim do ano passado, mas é um projeto novo que tivemos que desenvolver. A Dallara fez um grande trabalho junto do Will Phillips (vice-presidente de tecnologia da Indy) e de toda a categoria. Estamos na direção certa”, descreveu o brasileiro.

Nove pilotos participaram da sessão – um por equipe -, e apenas carros equipados com motores Honda e Chevrolet participaram. A Lotus, com problemas de reposição, não pÁ´de estar no teste.

“É diferente, não há dúvidas, porque estávamos muito acostumados ao outro carro”, lembrou Helio Castroneves, da Penske. “É como qualquer coisa que precisa de desenvolvimento, e neste momento é o que estamos fazendo. Toda vez que estamos aqui é extremamente importante porque a gente descobre o que fazer e o que não fazer”, apontou.

O kit aerodinâmico testado em Indianápolis conta com novos defletores para as rodas traseiras, que diminuem a turbulência gerada pelos pneus. São mais altos, leves e possuem um formato ligeiramente diferente do apresentado pelos defletores empregados até agora em pistas mistas ou de rua – que também serão destinados aos traçados ovais menores, como Texas Motor Speedway, Iowa Speedway e Milwaukee Mile.

As equipes também estão testando a nova mesa principal da asa traseira (em ângulos variando de zero a 10 graus), com as saias que se estendem das paredes externas do carro, e as aletas instaladas asas dianteira e traseira, além de trabalhar o fluxo de ar nos radiadores.

“Estamos tentando encontrar a melhor aerodinâmica possÁ­vel para lÁ­der com estas curvas”, disse Justin Wilson, da Dale Coyne Racing. “É uma curva de aprendizado gigantesca quando se vai pela primeira vez Á  pista. Uma vez atrás do volante, chega a parecer com o carro antigo, de tão rápido que estamos nos acostumando”, afirmou.

Os pilotos que testaram hoje e testam amanhã são Tony Kanaan (KV-Chevrolet), Scott Dixon (Ganassi-Honda), Helio Castroneves (Penske-Chevrolet), Takuma Sato (Rahal-Honda), Mike Conway (AJ Foyt-Honda), Marco Andretti (Andretti-Chevrolet), Justin Wilson (Dale Coyne-Honda), Ed Carpenter (Carpenter-Chevrolet) e JR Hildebrand (Panther-Chevrolet).

Os testes prosseguem nesta quinta-feira (5).