F3: Razia marca a quinta pole position na temporada

Piloto baiano foi o mais rápido no treino classificatório desta sexta-feira, válido para a corrida de amanhã no Autódromo de Tarumã.

O baiano Luiz Razia (Razia Sports/Cia Athletica) conquistou nesta sexta-feira (14) a quinta pole position dele na temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana. O piloto da equipe Dragão Motorsport foi o mais rápido no treino classificatório para a décima etapa do campeonato, realizado no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, e deu um passo importante rumo a seu grande objetivo no fim de semana: reassumir a primeira posição na classificação geral.

“Largar na pole é uma vantagem muito grande, principalmente se continuar chovendo. Nessas condições partimos em movimento, normalmente com safety car, e o spray de água formado com a passagem dos carros acaba se tornando um problema para quem vem atrás desde os primeiros instantes de corrida com bandeira verde”, disse ele, que ocupa a segunda posição na tabela com 50 pontos, apenas um a menos que o líder, Mario Moraes.

A chuva, que caiu durante todo o dia na região do circuito gaúcho, acabou sendo positiva para Luiz Razia. Depois ele ter batido forte no treino da manhã na Curva do Laço, sua equipe teve pouco tempo para trabalhar no carro e o set up ideal teve de ser definido na base do palpite. “Apontamos o dedo para o vento, vimos de que lado ele vinha, e regulamos o carro”, exagerou o piloto. “Usamos como base o set up do ano passado, o mesmo com o qual eu tinha feito a melhor volta da prova sob chuva, e o carro correspondeu bem. A diferença para o segundo colocado foi pequena, mas representa uma grande vantagem para a corrida”, completou.

Razia garantiu a primeira posição no grid com uma vantagem de apenas 0s030 para o segundo colocado, Diego Nunes (Bassani Racing), e com esse resultado conquistou a liderança absoluta em todas as principais estatísticas da temporada. Ele tem agora cinco pole positions no ano, contra quatro de Nunes. O baiano venceu, também, cinco corridas em 2006 e conquistou seis melhores voltas.

“Essa pole position foi inesperada e, de certa forma, a chuva foi boa para mim porque com a pista molhada nossa desvantagem foi menor. Sei que correr em Tarumã sob essas condições não é uma tarefa fácil, mas se as condições continuarem as mesmas sei que terei um bom carro para as corridas deste fim de semana”, completou.

Mário Moraes, principal adversário de Luiz Razia no campeonato, vai sair na terceira posição.

O resultado completo da tomada oficial de tempos para a décima etapa da Fórmula 3 Sul-Americana é o seguinte:
1º) Luiz Razia (Bra), 1:02.120, média de 174.78 Km/h
2º) Diego Nunes (Bra), 1:02.150
3º) Mario Moraes (Bra), 1:02.319
4º) Clemente Faria Jr (Bra), 1:02.673
5º) Bia Figueiredo (Bra), 1:02.792
6º) Pedro Ferreira (Bra), 1:03.037
7º) Fabio Beretta (Bra), 1:03.471
8º) Felipe Ferreira (L, Bra), 1:03.543
9º) Eduardo Leite (Bra), 1:03.715
10º) Nelson Merlo (Bra), 1:03.722
11º) Lú Boesel (Bra), 1:03.725
12º) Lucilio Baumer (Bra), 1:04.15
2
13º) Fernando Galera (Bra), 1:04.166
14º) Fabio Casagrande (Bra), 1:05.418

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *