F3 Sudamericana: Fabiano Machado quebra o domÁ­nio de Guilherme Silva em Santa Cruz

LÁ­deres da temporada venceram neste domingo na cidade gaúcha: além de Machado na categoria principal, Bruno Bonifácio venceu pela 12ª vez na categoria Light

Fórmula 3 Sudamericana Petrobras encerrou neste domingo sua passagem pela cidade de Santa Cruz do Sul (RS) na temporada 2011. No inÁ­cio da tarde, os pilotos disputaram a 18ª prova do ano, que terminou com vitórias dos lÁ­deres do campeonato. Pela categoria principal, Fabiano Machado quebrou o domÁ­nio do mineiro Guilherme Silva – que havia vencido as duas primeiras provas do final de semana – e cruzou a linha de chegada em primeiro. Na categoria Light, Bruno Bonifácio, que se destacou em Santa Cruz ao conquistar a pole-position geral no treino classificatório, venceu pela 12ª vez na temporada.

A corrida deste domingo seguiu a tÁ´nica de todo o fim de semana na cidade gaúcha. Mesmo com Bruno Bonifácio saindo na pole-position, logo Fabiano Machado e Guilherme Silva assumiram as duas primeiras posições e deram inÁ­cio ao duelo entre as equipes Cesário Fórmula e Hitech Racing. Mais rápido, Guilherme dava a impressão de esperar o momento certo para atacar o lÁ­der, mas acabou tendo sua estratégia prejudicada por um piloto retardatário.

“Fui atrapalhado ao tentar passar o retardatário e perdi 1s8, justamente a diferença entre eu e o Fabiano no final da corrida. Depois desse problema ainda consegui descontar uma parte da vantagem, mas não tive como tentar ultrapassá-lo. Acho que se não fosse essa perda de tempo, teria condições de brigar pela vitória novamente”, comentou Guilherme Silva, vencedor de cinco corridas neste ano.

LÁ­der do campeonato, Fabiano Machado conquistou neste domingo sua 11ª vitória em 2011 e chegou Á  marca de 368 pontos no campeonato após 18 provas disputadas – já que a Fórmula 3 Sudamericana Petrobras segue o mesmo sistema de pontuação utilizado na Fórmula 1, no qual o vencedor marca 25 pontos, o segundo colocado marca 18, o terceiro marca 15 e assim sucessivamente.

“Acho que essa foi a corrida mais difÁ­cil do ano para mim. Por ser uma pista de alta velocidade, o desgaste fÁ­sico é muito grande, e tive de andar no limite o tempo todo, porque o Guilherme estava bem rápido”, comentou Machado. “Ele teve um bom desempenho durante todo o fim de semana, mas para a corrida de hoje a equipe conseguiu um setup do carro que me deixou mais competitivo. Ainda assim tive que forçar o ritmo para ficar na frente e estou muito feliz por ter dado tudo certo”, completou.

Pela categoria Light, Bruno Bonifácio venceu pela terceira vez em três corridas deste final de semana e subiu ao pódio ao lado de Fernando Júnior e Ricardo Landucci. A próxima rodada da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras será entre os dias 23 e 25 de setembro na cidade de Parana, na Argentina.

Confira como terminou a 18ª etapa da temporada e como fica a classificação do campeonato:

Resultado – 18ª etapa – Santa Cruz do Sul (RS)

Categoria principal
1- Fabiano Machado, 25 voltas em 30min36s765
2- Guilherme Silva
3- Ronaldo Freitas
4- Leonardo de Souza
5- Roberto Streit
6- Rafael Isenhardt
7- Jonathan Mello

Categoria Light
1- Bruno Bonifácio
2- Fernando Júnor
3- Ricardo Landucci

Classificação do campeonato

Categoria principal

1- Fabiano Machado, 368 pontos
2- Guilherme Silva, 245
3- Ronaldo Freitas, 223
4- Fernando Resende, 167
5- Leonardo Souza, 142
6- João Leme, 127

Categora Light

1- Bruno Bonifácio, 316 pontos
2- Luir Miranda, 68
3- Algusto Scalbi, 61
4- Hernán Bueno, 45
5- Ricardo Landucci, 43
6- Suzane Carvalho, 40