F3 Sudamericana: Fabiano Machado quebra o domínio de Guilherme Silva em Santa Cruz

Líderes da temporada venceram neste domingo na cidade gaúcha: além de Machado na categoria principal, Bruno Bonifácio venceu pela 12ª vez na categoria Light

Fórmula 3 Sudamericana Petrobras encerrou neste domingo sua passagem pela cidade de Santa Cruz do Sul (RS) na temporada 2011. No início da tarde, os pilotos disputaram a 18ª prova do ano, que terminou com vitórias dos líderes do campeonato. Pela categoria principal, Fabiano Machado quebrou o domínio do mineiro Guilherme Silva – que havia vencido as duas primeiras provas do final de semana – e cruzou a linha de chegada em primeiro. Na categoria Light, Bruno Bonifácio, que se destacou em Santa Cruz ao conquistar a pole-position geral no treino classificatório, venceu pela 12ª vez na temporada.

A corrida deste domingo seguiu a tônica de todo o fim de semana na cidade gaúcha. Mesmo com Bruno Bonifácio saindo na pole-position, logo Fabiano Machado e Guilherme Silva assumiram as duas primeiras posições e deram início ao duelo entre as equipes Cesário Fórmula e Hitech Racing. Mais rápido, Guilherme dava a impressão de esperar o momento certo para atacar o líder, mas acabou tendo sua estratégia prejudicada por um piloto retardatário.

“Fui atrapalhado ao tentar passar o retardatário e perdi 1s8, justamente a diferença entre eu e o Fabiano no final da corrida. Depois desse problema ainda consegui descontar uma parte da vantagem, mas não tive como tentar ultrapassá-lo. Acho que se não fosse essa perda de tempo, teria condições de brigar pela vitória novamente”, comentou Guilherme Silva, vencedor de cinco corridas neste ano.

Líder do campeonato, Fabiano Machado conquistou neste domingo sua 11ª vitória em 2011 e chegou à marca de 368 pontos no campeonato após 18 provas disputadas – já que a Fórmula 3 Sudamericana Petrobras segue o mesmo sistema de pontuação utilizado na Fórmula 1, no qual o vencedor marca 25 pontos, o segundo colocado marca 18, o terceiro marca 15 e assim sucessivamente.

“Acho que essa foi a corrida mais difícil do ano para mim. Por ser uma pista de alta velocidade, o desgaste físico é muito grande, e tive de andar no limite o tempo todo, porque o Guilherme estava bem rápido”, comentou Machado. “Ele teve um bom desempenho durante todo o fim de semana, mas para a corrida de hoje a equipe conseguiu um setup do carro que me deixou mais competitivo. Ainda assim tive que forçar o ritmo para ficar na frente e estou muito feliz por ter dado tudo certo”, completou.

Pela categoria Light, Bruno Bonifácio venceu pela terceira vez em três corridas deste final de semana e subiu ao pódio ao lado de Fernando Júnior e Ricardo Landucci. A próxima rodada da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras será entre os dias 23 e 25 de setembro na cidade de Parana, na Argentina.

Confira como terminou a 18ª etapa da temporada e como fica a classificação do campeonato:

Resultado – 18ª etapa – Santa Cruz do Sul (RS)

Categoria principal
1- Fabiano Machado, 25 voltas em 30min36s765
2- Guilherme Silva
3- Ronaldo Freitas
4- Leonardo de Souza
5- Roberto Streit
6- Rafael Isenhardt
7- Jonathan Mello

Categoria Light
1- Bruno Bonifácio
2- Fernando Júnor
3- Ricardo Landucci

Classificação do campeonato

Categoria principal

1- Fabiano Machado, 368 pontos
2- Guilherme Silva, 245
3- Ronaldo Freitas, 223
4- Fernando Resende, 167
5- Leonardo Souza, 142
6- João Leme, 127

Categora Light

1- Bruno Bonifácio, 316 pontos
2- Luir Miranda, 68
3- Algusto Scalbi, 61
4- Hernán Bueno, 45
5- Ricardo Landucci, 43
6- Suzane Carvalho, 40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *