F3 Sulamericana: Após grave acidente, Lucas Foresti termina em quinto na segunda etapa em Brasília

Neste sábado e domingo, dias seis e sete, o Campeonato Sul-Americano de F-3 fez sua rodada de estréia na capital federal. O Autódromo Nelson Piquet recebeu os pilotos e equipes para as duas primeiras etapas da competição continental que, atualmente, é a mais rápida categoria do continente.

Lucas Foresti (Cesário Fórmula), correndo em casa, carregava consigo a responsabilidade de representar o Distrito Federal logo em sua estreia na categoria e, com isso, diante da torcida, queria fazer duas grandes apresentações.

Na tomada de tempos de sexta-feira, que definiu as posições para a largada da primeira etapa, Lucas conseguiu com sua equipe um bom acerto para o carro e registrou o segundo melhor tempo. No sábado, na sessão classificatória da segunda etapa, Foresti começou bem com o primeiro jogo de pneus, mas, na sua segunda saída dos boxes, um problema de motor o impediu de terminar a classificação. Assim, o tempo que já havia registrado, lhe rendeu a quinta posição para a corrida de domingo.

Ao final desta sessão a equipe rapidamente se reuniu para trocar o motor do carro de deixar tudo pronto para a primeira prova da temporada 2009. Faltando apenas meia hora para a largada o time finalizou a substituição do equipamento e conseguiu colocar o carro pronto para a largada.

Então, as duas e meia da tarde do sábado, foi autorizada a largada da primeira etapa. Após perder algumas posições na partida o representante da equipe Cesário Fórmula partiu em busca de recuperação. Com um carro muito rápido ele em duas voltas ele já estava no encalço de Leonardo Souza, piloto que estava na sexta posição. Após duas tentativas de ultrapassagens, no parte mista do circuito, Lucas posicionou o carro por dentro de uma das curvas. Em defesa de sua posição Souza tentou “fechar a porta” e os dois carros acabaram se chocando levando o de Lucas a capotar. Sem se ferir o piloto voltou aos boxes e já com vistas à corrida de domingo a equipe começou a se movimentar em busca de preparar o carro reserva. Fernando Galera venceu.

Após uma noite de trabalho intenso a equipe Cesário Fórmula mostrou porque é o time mais vitorioso da F-3 Sul-Americana e conseguiu preparar o novo carro para que Lucas pudesse disputar a corrida da segunda etapa.

Em um carro completamente novo Foresti foi então para a pista para a sua segunda corrida sem nem mesmo ter tido a chance de testá-lo. Posicionado na quinta posição do grid Lucas fez uma excelente largada e pulou para a terceira posição. Até a metade da prova Lucas conseguiu manter um bom ritmo e, apesar de não conseguir atacar os lideres, também não era atacado pelo quarto colocado. Porém, com o desgaste dos pneus, na segunda parte da prova seu carro passou a sair bastante de frente, fazendo com que o brasiliense perdesse algum tempo em suas voltas. Assim, com o objetivo de terminar a corrida na zona de pontuação, Foresti procurou manter-se na pista e finalizou a segunda etapa na quinta posição. Leonardo Cordeiro, companheiro de equipe de Lucas, finalizou na primeira posição.

“Posso dizer que tive neste final de semana realmente uma grande aula sobre Fórmula-3. Desde a alegria de conquistar um lugar na primeira fila até o acidente de sábado e, após um grande esforço da equipe, conseguir terminar a corrida. Meu carro estava legal no começo da prova de hoje e consegui uma grande largada. Mas, na segunda parte da corrida, passou a sair muito de frente, principalmente nas curvas de alta. Como nosso objetivo era realmente terminar a prova na zona de pontuação procurei me manter na pista. O quinto lugar foi muito importante, pois, além dos quatro pontos, consegui finalizar a corrida sem nenhum contratempo”, finalizou o piloto de 17 anos.

O circo da Fórmula-3 Sul-Americana deixa agora o Distrito Federal e segue direto para Curitiba, no Paraná, onde no próximo final de semana, dias 13 e 14, realizará sua segunda rodada com as provas válidas pela terceira e quarta etapas da competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *