F3 Sulamericana: Categoria abrirá GP Brasil de F-1

Pela segunda vez em sua história, a categoria abrirá uma etapa da principal modalidade do automobilismo mundial, mostrando ao público o trabalho de base que é feito anos antes de se chegar ao estágio máximo da carreira.

A F3 Sul-americana, principal categoria de base do automobilismo na América do Sul, fará a preliminar da penúltima etapa do campeonato mundial de Fórmula 1, que será disputada no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo, no próximo fim de semana (17 e 18 de outubro). Depois de oito anos, pela segunda vez em sua história a F3 abrirá a principal categoria do automobilismo mundial.

 

Em sua maioria na casa dos 18 anos, os pilotos da F3 têm inspiração redobrada para esta prova. Além de ser parte do evento que antecede a categoria onde todos almejam correr e estar lado a lado com seus grandes ídolos, um dos postulantes ao título, o brasileiro Rubens Barrichello, já esteve sentado em um F3, quando foi campeão da modalidade na Inglaterra, em 1991. Seu tio, Dárcio dos Santos, comanda hoje uma tradicional equipe da F3, a PropCar Racing.

 

Faltando seis corridas para o final da temporada, o campeonato sul-americano de Fórmula 3 tem a liderança do piloto Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), que está 21 pontos à frente do segundo colocado, Cláudio Cantelli Jr. (Bassan Motorsport). Já na categoria Light, o primeiro lugar é de Raphael Abbate (Cesário Fórmula Jr).

 

A disputa pelo título deste ano tem um componente adicional. Por meio de uma parceria firmada com a Red Bull, quatro pilotos da F3 (os dois primeiros colocados da F3 principal e da categoria Light) ganharão o direito de realizar um teste na Europa dentro do programa global de formação de pilotos da marca: o Red Bull Junior Team, que revelou para o automobilismo mundial nomes como Sebastian Vettel, atual terceiro colocado no campeonato de F1.

 

Para Tamas Rohonyi, presidente da International Promotions, empresa responsável pela organização e promoção da Fórmula 1 em Interlagos, ter a F3 Sul-americana abrindo o GP Brasil de F-1 representa um grande momento para o automobilismo sul-americano. “Será uma honra dividir um fim de semana com uma categoria de formação como a F3 Sul-americana, que já contribuiu com muitos talentos para a Fórmula 1. Agora, os fãs da F-1 poderão conferir de perto todo o trabalho de base que é feito na carreira de um piloto antes de ele chegar ao estágio máximo da profissão, em uma categoria-escola como a F3, que vem se renovando a cada ano,” afirma.

 

Em 36 edições, o GP Brasil de Fórmula 1 sempre foi palco de grandes disputas, como a de 2008, entre Felipe Massa (Ferrari) e Lewis Hamilton (McLaren), que na última curva da última volta garantiu o título ao piloto inglês. Ao todo, cinco pilotos brasileiros venceram o GP Brasil de Fórmula 1: Emerson Fittipaldi (1973 e 1974), José Carlos Pace (1975), Nélson Piquet (1983 e 1986), Ayrton Senna (1991 e 1993) e Felipe Massa (2006 e 2008).

 

Confira abaixo a programação completa da F3 Sul-americana neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

 

Sexta-feira (16/10)

    * 17h25: Treinos Classificatórios – 13ª e 14ª etapas F3 Sul-americana

 

Sábado (17/10)

    * 16h50: largada 13ª etapa F3 Sul-americana

 

Domingo (18/10)

    * 09h05: largada 14ª etapa F3 Sul-americana
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *