F3 Sulamericana: Categoria contará com 16 carros em Santa Cruz do Sul

Maior grid da temporada é sinal de confiança de equipes e pilotos na categoria, e cria a expectativa de 20 competidores presentes na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1.

A Fórmula 3 Sul-Americana terá na etapa deste final de semana, em Santa Cruz do Sul (RS), o maior grid da temporada 2009. A rodada gaúcha começou oficialmente nesta sexta-feira, com a realização de um treino livre e da sessão de classificação para a prova deste sábado, e terá 16 carros divididos entre a categoria principal e a Light.

Dois novos pilotos confirmaram presença nessa etapa, ambos pela classe Light. Mateus Laba estreou pela Kemba Racing, enquanto Leandro Florenzo faz sua primeira prova pela Bassani Racing. Na opinião do paulista Victor Guerin (Blaüsiegel), que passará a ter dois novos adversários na busca por vitórias, o aumento do grid é positivo, e resultado da maior confiança de pilotos e equipes na competição.

“Essa é uma categoria de preparação, e quanto mais adversários pudermos enfrentar nessa fase de aprendizado, melhor”, disse Guerin. “A Fórmula 3 está atravessando uma nova fase, com a chegada do novo carro, e acho que no início todo mundo ficou esperando para ver o que ia acontecer. Agora o grid está crescendo e acho que o ponto alto deve ser a etapa de São Paulo, que será junto com a Fórmula 1”, declarou Guerin.

A expectativa dos organizadores é de que a prova preliminar do GP Brasil rompa a barreira de 20 carros no grid – um número que não é atingido pela F-3 já a algumas temporadas. “Um dos fatores mais positivos dessa etapa de Santa Cruz foi o retorno da Bassani Racing, uma equipe tradicional da categoria, e atual campeã com o Nelson Merlo. O Bassani não deve fazer as etapas da Argentina e Uruguai, mas certamente terá outros carros até o final do ano, e pode ajudar no fortalecimento da categoria”, opinou Dílson Motta, promotor do evento.

Treino complicado – A sessão classificatória desta sexta-feira terminou de maneira complicada para Victor Guerin. Depois de um desempenho promissor na sessão livre, ele chegou a ocupar a segunda colocação no grid da classe Light no treino decisivo, mas caiu para quinto lugar quando todos os competidores colocaram pneus novos.

“Tive um problema de embreagem e não consegui aproveitar o pneu. Foi uma pena, porque a expectativa era de pole position para nossa equipe nas duas divisões da categoria. Mas na corrida deste sábado devemos andar bem”, comentou o piloto. A pole position da classe Light ficou com Henrique Martins, e a geral, com Lu Boesel, companheiro de Guerin na Dragão Motorsport.

O resultado completo da sessão classificatória desta sexta-feira é o seguinte:
1) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 1:13.228
2) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 1:13.257
3) Claudio Cantelli Jr (Bassan Motorsport), 1:13.523
4) Igor Veras (Propcar Racing), 1:13.688
5) Nilton Molina Neto (Propcar Racing), 1:14.143
6) Henrique Lambert (Razia Sports), 1:14.208
7) Yann Cunha (Razia Sports), 1:14.297
8) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 1:14.395
9) Fernando Galera (Bassan Motorsport), 1:14.979
10) Henrique F. Martins (Cesário Formula Jr), 1:16.609 F3 Light
11) Raphael Abbate (Cesário Fórmula Jr), 1:16.728 F3 Light
12) Bruno Andrade (MX Sports), 1:17.430 F3 Light
13) Leandro Florenzo (Bassani Racing), 1:17.457 F3 Light
14) Victor Guerin (Dragão Motorsports), 1:17.904 F3 Light
15) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 1:18.341
16) Mateus Laba (Kemba Racing) – sem tempo F3 Light

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *