F3 Sulamericana: Categoria formadora estará ao lado do Trofeo Maserati em Interlagos

A temporada 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana começa neste final de semana, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Será a primeira das oito etapas programadas para a principal categoria do Continente na formação de talentos para a Fórmula 1. A marca da temporada é a renovação, de piloto e equipes, que promete dar um novo ânimo para a disputa. A programação prevê rodada dupla em todas as provas, uma na tarde de sábado e outra na manhã de domingo. A novidade deste ano é que a Fórmula 3 Sul-Americana, organizada pela Vicar Promoções, estará ao lado do Trofeo Maserati. A programação oficial começa nesta sexta-feira, com os treinos oficiais.

No domingo, o ingresso será um quilo de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais. A escolhida foi a Adere – Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional -, que é uma entidade sem fins lucrativos que desde 1972 atende pessoas portadoras de deficiências mental jovens, adultas e idosas. A instituição é reconhecida como de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal.

A temporada 2007, a 24ª da história, começa com muita esperança. Afinal, após um período de bastante dificuldades, a Fórmula 3 Sul-Americana tem tudo pra recuperar ser crescimento. O término da Fórmula Renault acabou dando um impulso para a categoria, agora a única opção para aqueles que querem enveredar pelo caminhos dos monopostos e sonhar com a Fórmula 1. A confirmação de oito etapas sob a organização da Vicar Promoções, também responsável pela Stock Car, foi o detalhe que faltava para que a Fórmula 3 pudesse atrair novos valores.  Vale lembrar que o título da categoria garante ao piloto o direito a Superlicença para pilotar um Fórmula 1.

Entre os destaques deste ano está o mineiro Clemente Faria Jr. (Cesário), um dos mais experientes e que corre de Fórmula 3 desde 2005. Ele tem duas vitórias e é apontado como favorito ao título. Fernando Galera (PropCar) e William Starostik (Dragão) são os outros que já passaram pela categoria e têm tudo para fazer bonito ao longo das oito rodadas duplas da Fórmula 3 Sul-Americana 2007.

Já entre os estreantes, os principais nomes são o paulista Felipe Ferreira, da Bassan Motorsport, que impressionou nos ensaios de fevereiro e março ao acompanhar o ritmo do atual campeão, o baiano Luiz Razia. Ele, em apenas três anos de corridas, subiu três degraus em sua evolução, passando do kartismo em 2005, onde iniciou na categoria Novatos aos 16 anos de idade, para a F-Renault em 2006, e agora disputará a temporada completa da Fórmula 3 Sul-americana.

Outros estreantes na categoria já têm presença confirmada, com atenções voltadas para ex-pilotos da Fórmula Renault, como o paulista Douglas Soares (PropCar), vice-campeão em 2006, o gaúcho Vinicius Quadros (Bassani Racing), o carioca Ernesto Otero (Razia Sports), o goiano Rodolpho Santos (Amir Nasr), provindos da mesma categoria de Felipe. Com o fim da F-Renault, muitos também se viram obrigados a subir direto do kartismo para a Fórmula 3, como é o caso de Denis Navarro (Bassani Racing), Nathan Silva (Razia Sports), Giovane Cerutti (Castilho), Felipe Guimarães (Amir Nasr) e Douglas Hiar (Comtec F3).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *