F3 Sulamericana: Clemente Faria Júnior abre a temporada na frente

Mineiro vence a etapa inaugural em Interlagos, estreantes viveram situações distintas na primeira corrida do ano.

O Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 2007 já tem um líder. É o mineiro Clemente Faria Júnior (Banco Rural/Barbosa Mello/Oi/RM Sistemas), que venceu há pouco a primeira etapa da categoria, disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O primeiro lugar na corrida dá seqüência a uma série de lideranças de Clemente Júnior neste final de semana, já que ele venceu a prova e marcou a pole-position das duas etapas (a segunda será realizada amanhã, domingo). Na largada Clemente perdeu a primeira posição para Fernando Galera, que partia em segundo no grid. Os dois pontearam nas primeiras voltas, sempre com o mineiro andando muito perto e ameaçando a liderança de Galera. A ultrapassagem veio na sexta volta da corrida, quando Faria Júnior tomou o primeiro lugar com uma ultrapassagem por fora no ‘S’ do Senna. Já na frente, Clemente abriu vantagem e seguiu para vencer pela terceira vez na categoria. “A corrida começou complicada porque eu não consegui uma boa largada. Acabei caindo para segundo e me preocupei em não perder mais posições”, contou o mineiro. “Assim que tive a oportunidade, ‘botei’ de lado na reta dos boxes e consegui a ultrapassagem”, completou.

Já entre os estreantes na categoria, dois deles viveram experiências distintas nessa prova inaugural. Douglas Hiar, da equipe Comtec Motorsport, largou na 16ª colocação e terminou a prova em oitavo, marcando seu primeiro ponto na categoria. Surpresa nos treinos de sexta-feira em Interlagos, Hiar voltou a ser destaque na largada da corrida. De 16º, o piloto de São Paulo, ganhou mais de cinco posições antes da primeira curva. “Estrear marcando um ponto é sensacional. A corrida foi difícil para mim, principalmente na parte física. Senti o cansaço bater nas voltas finais e estar na zona de pontos foi um fator de incentivo para levar até fim”, comentou o piloto.

Por outro lado, Felipe Guimarães, de Brasília, que faz a sua primeira temporada na Fórmula 3 pela Amir Nasr Racing, teve problemas logo na largada e terminou apenas na 14ª colocação. O piloto que alinhava na sua frente no grid deixou o motor apagar e, na tentativa de desviar o carro, Felipe tocou com o bico do fórmula no muro, danificando a peça. “O carro era bom durante a corrida, mas o dano no bico me prejudicou bastante.   Acredito que se não fosse isso conseguiria chegar no pelotão que estava na minha frente e brigar por posições”, lamentou.

Os pilotos da Fórmula 3 Sul-Americana voltam para a pista de Interlagos neste domingo (dia 25). A segunda etapa do campeonato 2007 está marcada para as 11h.

Confira como terminou a primeira etapa da F3 Sul-Americana:
1) Clemente Junior, 00:31:14.940
2) Fernando Galera, à 8.488
3) Denis Navarro, à 10.577
4) Rafael Suzuki, à 13.047
5) Willian Starostik, à 13.194
6) Douglas Soares, à 18.320
7) Ernesto Otero, à 23.207
8) Douglas Hiar, à 25.854
9) Vinicius Quadros, à 26.610
10) Fábio Rossi Jr, à 35.392
11) Felipe Ferreira, à 36.400
12) Geovane Cerutti, à 44.404
13) Rodolpho Santos, à 46.027
14) Felipe Guimarães, à 48.462
15) Nathan Silva, à 2 voltas
16) Leonardo Cordeiro, à 12 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *