F3 Sulamericana: Douglas Hiar conquista seu melhor resultado na categoria

Em Londrina, piloto estreante na competição marcou mais pontos com o quinto lugar na 11ª etapa do campeonato.

Douglas Hiar (Tx Wear/RG 518) é um dos pilotos que faz sua temporada de estréia na Fórmula 3 Sul-Americana em 2007. Na 11ª etapa do campeonato, disputada no último sábado em Londrina (PR), Douglas conseguiu seu melhor resultado na categoria até aqui: um quinto lugar que garantiu ao piloto mais quatro pontos na classificação. “Fiz uma boa largada e me mantive em quinto. Depois eu conseguia acompanhar os primeiros colocados, mas não conseguia me aproximar muito porque meu carro estava saindo bastante de frente. Esse problema me impediu também de tentar uma ultrapassagem sobre o Daniel Land (então quarto colocado da prova), já que eu não conseguia sair das curvas com o carro próximo o suficiente para tentar uma manobra”, contou Douglas que fez a segunda rodada como piloto da Cesário Fórmula depois de começar o ano defendendo as cores da Comtec Motorsport.

O paulista de 17 anos de idade também esteve perto de marcar pontos na 12ª etapa, disputada no domingo em Londrina. Estava na sétima colocação quando tentou uma manobra de ultrapassagem no chamado ‘curvão’ do circuito paranaense. Na tentativa de superar o piloto Fernando Galera, os carros acabaram se tocando fazendo com que Galera abandonasse a prova e Douglas punido pela direção de prova com uma passagem obrigatória pelos boxes. “O Galera deixou o carro escorregar um pouco na entrada da curva e abriu espaço por dentro. Eu vi e ‘coloquei’ meu carro para tentar passar, mas infelizmente acabei tocando e tirando ele da prova”, detalhou Hiar. “Infelizmente tive que pagar um drive-through pela manobra e saí da zona de pontos”, lamentou o piloto que completou a prova na 10ª colocação. A pontuação da Fórmula 3 Sul-Americana segue os mesmos padrões da Fórmula 1, onde os oito primeiros colocados somam pontos. As provas em Londrina foram vencidas por Mário Romancini (a 11ª etapa) e Clemente Júnior (a 12ª etapa), que é o líder do campeonato com 92 pontos.

O resultado em Londrina deixou Douglas Hiar na 15ª posição do campeonato que tem ainda outras duas rodadas marcadas para esta temporada. A próxima entre os dias 15 e 16 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS) e a rodada final nos dias 15 e 16 de dezembro em São Paulo (SP). “Foi mais um final de semana de muito aprendizado para mim. Estou aprendendo mais sobre o carro a cada prova e os resultados em pista estão melhorando”, analisou o piloto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *