F3 Sulamericana: Felipe Guimarães encara pela primeira vez o circuito mais rápido do Brasil

Muito mais que suas médias horárias próximas dos 200 km/h e curvas de alta velocidade, o autódromo de Tarumã, em Viamão no Rio Grande do Sul, costuma oferecer aos pilotos outro desafio: sua pista molhada. As constantes chuvas que caem na região tornam as provas no autódromo – considerado o mais veloz do país -, um verdadeiro teste de concentração e controle sobre o carro. No entanto, para a segunda etapa da Fórmula 3 Sul-Americana que será disputada no próximo final de semana ( 27 a 29/4) na cidade, a meteorologia prevê tempo seco. Melhor para os pilotos que fazem seu ano de estréia na categoria, como o brasiliense Felipe Guimarães (WebMotors).

“Correr no seco, ainda mais em uma pista tão difícil como dizem ser Tarumã é melhor para quem ainda não treinou com o carro em todas as condições de tempo”, avalia o piloto de Brasília. “Andei apenas uma vez na chuva com o Fórmula 3, justamente na tomada de tempos da primeira etapa em São Paulo. O carro fica completamente diferente para se guiar.”, lembra.

Para o brasiliense que no último domingo conquistou o vice-campeonato Pan-Americano de Kart, a temporada da Fórmula 3 Sul-Americana começa para valer no Rio Grande do Sul. “Em São Paulo tive uma série de problemas que acabaram prejudicando minhas duas corridas. Quero virar essa página e mostrar serviço nessa etapa, quem sabe até beliscando alguns pontos”, garante Guimarães, que pilota um dos carros da Amir Nasr Racing, equipe também brasiliense. Mesmo não conhecendo o traçado do autódromo, Felipe acha que pode se adaptar rapidamente. “Nunca andei em Tarumã. Tenho o desenho da pista para ter alguma idéia do que vou encontrar lá e sei que uma das curvas é feita a mais de 200 km/h”, comenta. “Pretendo dar uma volta a pé na pista antes dos primeiros treinos para conhecer melhor o circuito”, diz Felipe.

Os carros da Fórmula 3 Sul-Americana entram na pista já na sexta-feira, dia 27, para as sessões de treinos livres. Ainda na sexta será realizada a tomada de tempos que define a ordem de largada na primeira corrida. O sábado é dia da segunda tomada de tempos e da primeira prova do final de semana, enquanto o domingo fecha a rodada com a 4ª etapa do campeonato. De acordo com a previsão do tempo, as temperaturas devem ficar entre 13º e 25º durante o final de semana sem ameaças de chuva.

Confira a programação para as terceira e quarta etapas da Fórmula 3 Sul-Americana:

Sexta-feira (27/4)
10h00 às 10h40 – 1º treino livre
13h00 às 13h40 – 2º treino livre
16h20 às 17h00 – Classificação para a 3ª etapa

Sábado (28/4)
10h30 às 11h10 – Classificação para a 4ª etapa
15h10 – Largada da 3ª etapa

Domingo (29/4)
08h30 às 08h45 – Warmup
11h00 – Largada da 4ª etapa

Foto: Luca Bassani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *