F3 Sulamericana: Lucas Foresti confirma participação no campeonato

Após uma vitoriosa e meteórica carreira no kartismo, que foi iniciada apenas no segundo semestre de 2006, o piloto brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula), de 17 anos, fará neste ano a sua estréia oficial no Campeonato Sul-Americano de Fórmula-3.

Foresti, que traz em seu currículo resultados expressivos como o Bi-Campeonato da Copa Centro-Oeste de Kart, Bi-Campeonato Goiano, Bi-Campeonato Brasiliense, Pole-position do Brasileiro e segunda colocação nas 500 Milhas da Granja Viana, evento em que participou ao lado de Nelsinho Piquet, iniciou seus treinos de Fórmula-3 no último mês de setembro.

Os primeiros testes foram realizados no próprio Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, cidade onde Lucas nasceu e reside com a família. Naquela ocasião o piloto andou a bordo de um carro da equipe Amir Nasr Racing.

No princípio do mês de março, após testar em vários times nos autódromos de Brasília, São Paulo e Campo Grande, Lucas optou pela equipe Cesário Fórmula para participar da temporada 2009.

A equipe – Cesário Fórmula

O time, comandado pelo experiente preparador Augusto Cesário, foi fundado em 1991. Logo em seu ano de estréia a equipe conquistou o título de Campeã Brasileira e o vice-campeonato Sul-Americano de Fórmula-3. Sempre na vanguarda técnica a equipe utiliza a mais alta tecnologia oferecida no mercado. Hoje, a Cesário Fórmula é a equipe que mais venceu corridas em toda a história da Fórmula-3 Sul-Americana e traz em seu currículo cinco títulos brasileiros e sete Sul-Americanos.

Dentre vários pilotos de fama internacional que chegaram ao sucesso nos carros de Augusto Cesário podem ser citados Cristiano da Matta, Ricardo Zonta, Jaime Mello Jr., Clemente Faria Jr., Alberto Valério, Danilo Dirani, Bia Figueiredo dentre vários outros.

O carro da F-3 Sul-Americana

Após vários anos sem alteração nos carros a temporada 2009 da Fórmula-3 começou nesta quarta-feira, dia 13 de maio, quando a categoria apresentou em sua primeira sessão de testes coletivos os novos chassis Dallara F309 SA.

O projeto, muito mais moderno e inovador que o de seu antecessor (F301) será, com certeza, o grande desafio de todas as nove equipes já confirmadas para o Certame deste ano.

Com relação aos motores os carros continuarão equipados com os argentinos Berta F-3, derivados do Ford Duratec 2.3. Com bloco de alumínio e câmbio de seis marchas estes propulsores desenvolvem a potência de 255 cv e chegam a atingir nas pistas mais velozes os 270 km/h. Pesando apenas 550 kg (carro+piloto) a relação peso/potência da F-3 Sul-Americana é a maior da modalidade no mundo e, no automobilismo, perde apenas para a GP2 e a própria F-1.

Calendário e Televisão

Com a responsabilidade de ter o carro mais rápido da Fórmula-3 mundial o Campeonato Sul-Americano da modalidade trará na temporada 2009 competições em três países e terá provas que farão parte de eventos de grande repercussão como o GP Brasil de F-1, TC-2000 e Historic Formula One.

O Campeonato será todo disputado em rodadas duplas sendo a primeira prova do final de semana realizada no sábado e, a segunda, no domingo.

A etapa inaugural será daqui nove dias, em 23 e 24 de maio, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília – DF. Depois, na sequência do calendário, aparecem: 13 e 14/06, Curitiba – PR; 11 e 12/08, Rio de Janeiro – RJ; 15 e 16/08, São Paulo – SP (Preliminar da Historic Formula One); 12 e 13/09, Santa Cruz do Sul – RS; 19 e 20/09, Buenos Aires – ARG (Preliminar da TC-2000); 3 e 4/10, Piriápolis – URU; 17 e 18/10, São Paulo – SP (Preliminar GP Brasil de F-1) e 21 e 22/11; Curitiba – PR.

Ao todo o campeonato terá nove rodadas duplas e as provas serão transmitidas, ao vivo, pelos canais Bandsports e Speed Channel. Na Internet, a transmissão será pelo portal Race TV – www.racetv.com.br -, inclusive em inglês, para internautas de outros países.

O piloto

Disposto a fazer uma grande temporada de estréia Lucas se dedicou como poucos em sua pré-temporada e agora espera ansioso pelo início das competições. “Eu e minha equipe montamos um severo cronograma de treinos onde pude me familiarizar bastante com o carro. Nesta temporada terei competindo comigo pilotos que já estão em seu terceiro ano na categoria e, por isso, tenho dormido e acordado F-3. Não quero me iludir em cima de resultados, mas, meus objetivos serão o de começar terminando as corridas, depois chegar aos pontos, mais adiante lutar por um lugar no pódio e, quem sabe, até mesmo uma vitória. O carro novo é uma incógnita para todos e pode pesar bastante ao meu favor, uma vez que também estou estreando. Quero fazer uma grande temporada e nada melhor para isso do que começar com o pé direito, correndo em casa, no autódromo que já dei seguramente mais de mil voltas”, finalizou.

Não deixe de conferir todas as informações da carreira de Lucas Foresti. Acesse a página do piloto na internet e confira todas as suas competições, resultados, calendários, notícias e galerias de fotos. Deixa também uma mensagem para ele em seu mural de recados. O endereço é www.lucasforesti.com.br.geração de imagens da paranaense Master TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *