F3 Sulamericana: Melhor estreante do ano, Romancini se diz satisfeito com o vice-campeonato

Mesmo sem ter disputado as duas primeiras corridas da temporada, piloto paulista garantiu o vice-campeonato da categoria em Santa Cruz do Sul. Clemente Faria Jr., de Minas Gerais, ficou com o título.

Mesmo sem ter disputado as duas primeiras etapas da temporada de 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana, o piloto paulista Mario Romancini garantiu neste domingo, em Santa Cruz do Sul, o vice-campeonato da categoria com duas corridas de antecipação. Melhor estreante do ano, ele era o único que podia impedir o título antecipado do mineiro Clemente Faria Jr. na rodada dupla deste fim de semana, e embora tenha terminado as duas corridas realizadas no circuito gaúcho à frente de seu companheiro na Cesário Fórmula, não conseguiu descontar o número de pontos necessários para adiar a decisão para São Paulo.

Terceiro na etapa deste domingo, Clemente chegou a 102 pontos na tabela, contra 79 de Romancini – que recebeu a bandeirada final em segundo. A diferença entre eles ficou em 23 pontos, mas não poderia ser superior a 19 para que o título continuasse indefinido. “Estou satisfeito com o vice-campeonato, principalmente pelas circunstâncias que envolveram essa conquista”, declarou Romancini. “Este é meu ano de estréia na Fórmula 3 Sul-Americana, e a primeira temporada em uma categoria como esta é sempre muito difícil. Além disso, não participei das duas primeiras corridas do ano por falta de patrocínio, e nestas etapas o Clemente marcou 20 pontos. Ao longo do campeonato, essa diferença se mostrou decisiva”, acrescentou o paulista, que venceu duas corridas neste ano e acumulou, também, três pole positions.

A etapa deste domingo em Santa Cruz do Sul foi vencida pela brasiliense Felipe Guimarães (Amir Nasr), que havia terminado a prova de ontem na segunda posição. Com este resultado, ele passou a somar 48 pontos no campeonato e entrou em definitivo na briga pelo terceiro lugar com Fernando Galera – vencedor da prova de sábado e quarto na corrida de hoje. Galera tem 56 pontos na classificação geral e também precisava que sua desvantagem para Romancini fosse inferior a 20 pontos para adiar a decisão do vice-campeonato para São Paulo. O quarto lugar obtido hoje, no entanto, não foi suficiente.

Largando na primeira fila, Guimarães se aproveitou da má largada de Clemente Faria Jr., o pole position, e assumiu a ponta. Romancini também ganhou uma posição no momento da luz verde e os três primeiros colocados se mantiveram nestas colocações ao longo das 25 voltas da prova.

A rodada de encerramento do campeonato de 2007 será realizada apenas em 16 de dezembro, o que significaria um intervalo de cerca de três meses sem corridas. Por essa razão, a organização da categoria deve divulgar nos próximos dias a inclusão de uma etapa extra-campeonato no Rio de Janeiro no dia 25 de novembro. O assunto foi amplamente discutido com as equipes ao longo do fim de semana, embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *