F3 Sulamericana: Clemente Jr. é terceiro e garante título da temporada

Vitória da 14ª etapa foi de Felipe Guimarães. Mário Romancini e Clemente completaram o pódio em Santa Cruz do Sul.

A temporada 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana já conhece seu campeão. O piloto Clemente Júnior (Banco Rural/Barbosa Mello/Oi/Vrum), da equipe Cesário Fórmula, conquistou neste domingo (16/9) – com duas corridas de antecipação – o título da categoria mais rápida do continente. A conquista aconteceu na 14ª etapa, disputada em Santa Cruz do Sul (RS), na manhã deste domingo. Clemente terminou a prova em terceiro lugar, logo atrás do seu companheiro de equipe, Mário Romancini, e sustentou a vantagem superior a 20 pontos na classificação. Dessa maneira, Romancini que era o único com chances de brigar pelo título, não pode mais alcançar o mineiro nas duas provas restantes – em Interlagos (SP) onde estarão em jogo mais 20 pontos. “Vim para o sul com o objetivo de conquistar o título e felizmente as coisas deram certo hoje. Caí para terceiro na largada, mas depois consegui manter um bom ritmo e acompanhei o (Mário) Romancini, que era o meu principal adversário nessa disputa”, contou o novo campeão da Fórmula 3.

A vitória da corrida deste domingo foi do brasiliense Felipe Guimarães (WebMotors), que largou da segunda posição e pulou para primeiro logo na partida. Na frente, Guimarães teve certa tranqüilidade e venceu de ponta a ponta. Clemente Júnior perdeu duas posições na largada e caiu para terceiro, logo atrás de Mário Romancini. “Um campeonato como esse tem que ser construído etapa-após-etapa. Aqui em Santa Cruz meu carro foi fantástico nas tomadas de tempo, mas o acerto para a corrida não era tão bom, então trabalhei por este pódio hoje para garantir o título”, afirmou o mineiro Clemente, que largou ambas as provas na pole position e entrou na corrida deste domingo precisando apenas de um quarto lugar para confirmar o título.  Durante toda a corrida o mineiro ‘escoltou’ seu companheiro de equipe sem tentar a ultrapassagem. As emoções da corrida ficaram por conta de William Starostik, Douglas Hiar, Fábio Beretta e Pedro Nunes que protagonizaram grandes disputas pela sexta colocação.

Os números de Clemente Júnior nesta temporada

A temporada 2007 de Clemente Júnior na Fórmula 3 Sul-Americana foi de grandes resultados que o levaram à conquista do título antecipado – com duas corridas de antecedência, em Santa Cruz do Sul. Clemente estreou na categoria na última prova do campeonato 2005 (em São Paulo) e em 2006 já disputou a temporada completa. No ano passado, o piloto mineiro venceu duas corridas, fez duas pole-positions e terminou na quarta colocação da tabela de pontos – o melhor estreante.


Sua segunda temporada completa na competição começou já com duas pole-positions e duas vitórias na primeira rodada do ano – em Interlagos (SP). De lá até o fim da 14ª etapa, Clemente subiu ao pódio onze vezes com seis vitórias, quatro segundos lugares e um terceiro. Conquistou também oito pole-positions e somou 102 pontos. 72,8 % do total em disputa até esta fase do campeonato e 23 a mais que o vice-líder, Mário Romancini.  ” A Cesário Fórmula está de parabéns. Fizeram um trabalho fantástico o ano inteiro. Agora temos que comemorar e planejar o futuro”, finaliza Clemente, que provavelmente irá competir no automobilismo europeu em 2008.

Veja o resultado da 14ª etapa da F3 Sul-Americana 2007:

1-    Felipe Guimarães
2-    Mário Romancini
3-    Clemente Júnior
4-    Fernando Galera
5-    Felipe Ferreira
6-    William Starostik
7-    Douglas Hiar
8-    Fábio Beretta
9-    Pedro Nunes
10-    Leonardo Cordeiro
11-    Denis Navarro
12-    Daniel Landi
13-    Rodolpho Santos
14-    Werner Neugebauer

Confira como ficou a classificação do campeonato depois de 14 corridas:

1-    Clemente Júnior, 102 pontos – Campeão
2-    Mário Romancini, 79
3-    Fernando Galera, 56
4-    Felipe Guimarães, 48
5-    William Starostik, 43
6-    Geovane Cerutti, 29
7-    Rodolpho Santos, 26
8-    Felipe Ferreira, 25
9-    Ernesto Otero, 23
10-    Fábio Beretta, 20
11-    Denis Navarro, 18
12-    Douglas Hiar, 17
13-    Rafael Suzuki, 15
14-    Daniel Landi, 13
15-    Douglas Soares, 13
16-    Nathan Silva, 10
17-    Lucílio Baumer 6
18-    Vinícius Quadros, 1
19-    Rick Rosin, 1
20-    Pedro Nunes, 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *