F3000 Euroseries: Brasileiros disputam o vice-campeonato em Barcelona

Diego Nunes e Luiz Razia seguem separados por onze pontos na tabela de classificação. Título foi garantido por antecipação pelo italiano Davide Rigon.

Os brasileiros Luiz Razia e Diego Nunes reeditam neste fim de semana, em Barcelona, parte da disputa que incendiou a Fórmula 3 Sul-Americana em 2006, quando ambos disputaram o título da categoria continental até a última rodada da temporada juntamente com Mario Moraes. Eles decidirão neste sábado e domingo quem ficará com o vice-campeonato da Fórmula 3000 Euroseries, categoria que representa um dos últimos degraus antes da Fórmula 1, e que terá sua oitava rodada dupla realizada na pista espanhola.

Com o título já decidido em favor do italiano Davide Rigon, companheiro de Nunes na equipe Minardi, todas as atenções da categoria estão voltadas para a disputa entre os brasileiros, que seguem separados por onze pontos na tabela de classificação do campeonato. Nunes é o atual vice-líder, com 62 pontos, contra 51 de Razia. Já sem chances nessa disputa, o italiano Oliver Martini e o sueco Alx Danielson dividem o quarto lugar, com 32.

“Esta tem sido uma temporada muito difícil para mim, e seria um prêmio muito grande conseguir esse vice-campeonato, embora minhas chances sejam menores que as do Diego por restarem apenas 19 pontos em jogo nas duas últimas provas”, declarou Razia. “Sei que precisarei de uma combinação de resultados favorável para ficar com o título, mas quero fazer a minha parte e vou torcer para que dê tudo certo no final”, acrescentou o piloto.

Em sua primeira temporada completa no automobilismo europeu, Razia foi um dos destaques da segunda metade da temporada, que coincidiu com sua estréia pela equipe Elk Motorsport. O início de temporada complicado vivido na FMS, no entanto, o deixou em posição de desvantagem na disputa particular entre os pilotos da Minardi, e é esta diferença que ele espera reverter neste fim de semana.

“Nas últimas etapas tive a chance de conquistar uma pole position em Nürburgring, e nas demais corridas estive sempre disputando as quatro primeiras posições. E foi essa recuperação que me ajudou a continuar com chances de brigar, ao menos, pelo segundo lugar na tabela. Mas o desafio será grande porque a Minardi teve um ótimo carro em praticamente todas as pistas do calendário, e dificilmente não brigará na frente também Barcelona”, prevê o brasileiro.

Ainda antes de confirmar o título de Campeão Sul-Americano de Fórmula 3 no ano passado, Luiz Razia disputou três corridas de Fórmula 3000 em Portugal, e venceu todas elas. Neste ano, no entanto, ele busca seu primeiro triunfo na competição, o que comprova a desvantagem técnica do piloto baiano em relação aos principais times do torneio.

A programação da oitava e última rodada dupla da temporada de 2007 da Fórmula 3000 Euroseries prevê a realização de dois treinos livres de meia hora nesta sexta-feira, e de uma única sessão classificatória no sábado, também com 30 minutos de duração. Pouco depois será realizada a primeira corrida do fim de semana, para 16 voltas ou 30 minutos. No domingo ocorre a segunda prova da rodada, com previsão de 20 voltas ou 40 minutos. Passadas 14 corridas, os dez primeiros colocados no campeonato são:

1) Davide Rigon, 99
2) Diego Nunes, 62
3) Luiz Razia, 51
4) Oliver Martini e Alx Danielsson, 32
6) Giacomo Ricci e Vladimir Arbadzhiev, 23
8) Sebastian Merchan, 16
9) Pastor Maldonado, 12
10) Manuel Saez Merino e Omar Julian Leal, 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *