FIA GT: Aston Martin e Nissan vencem em Silverstone

A Aston Martin, com a dupla Tomas Enge/Alex Muller, e a Nissan, com a dupla Michael Krumm/Lucas Luhr, forma as vencedoras da 5ª etapa da temporada, disputada em Silverstone, na Inglaterra.

Prova 1:

No sábado (04/06), Enge/Müller (Aston Martin DB9/ Young Driver) venceram a prova classificatória. Krumm/Luhr (Nissan GT-R/JRM) terminaram em 2º, seguidos pela dupla Mike Hezemans/Andreas Zuber (Corvette Z06/Team China).

Duas voltas rápidas de Enge, após o checo assumiu a condução do carro no lugar de Muller, e antes de Luhr entrar nos pits, garantiu a vitoria da dupla da Aston Martin. Hezemans/Zuber, que largaram na pole, completaram o pódio.

O brasileiro Enrique Bernoldi (Nissan GT-R/ Sumo Power) em dupla com o britânico Warren Hughes, terminou em 4º. A dupla Step Dusseldorp/Clivio Piccione (Aston Martin DB9/ Hexis) foi 5ª colocada, com a dupla Nick Pastorelli/Dominik Schwager (Lamborghini 670 R-S/ All-Inkl) em 6º.

Final, prova classificatória:

1.Tomas Enge/Alex Müller (Aston Martin DB9) – 30 voltas em 1h01min48s056
2.Michael Krumm/Lucas Luhr (Nissan GT-R) – a 1s840
3.Mike Hezemans/Andreas Zuber (Corvette Z06) – a 18s923
4. Enrique Bernoldi/Warren Hughes (Nissan GT-R) – a 26s681
5. Step Dusseldorp/Clivio Piccione (Aston Martin DB9) – a 32s758
6.Nick Pastorelli/Dominik Schwager (Lamborghini 670 R-S) – a 55s936
7.Vanina Ickx/Christoffer Nugaard (Ford GT) – a 1min21s843
8.Antoine Leclerc/Markus Palttala (Ford GT) – a 1min41s562
9.Dimitri Enjalbert/Michael Rossi (Corvette Z06) – a 1min50s177
10.Christian Hohenadel/Andrea Piccini (Aston Martin DB9) – a uma volta
11.Bas Leinders/Marc Hennerici (Ford GT) – a sete voltas
12.Maxime Martin/Frederic Makowiecki (Ford GT) – a 18 voltas
13.Markus Wilkelhock/Marc Basseng (Lamborghini 670 R-S) – a 22 voltas
14.David Brabham/Jamie Campbell-Walter (Nissan GT-R) – a 29 voltas
15.Stefan Mücke/Darren Turner (Aston Martin DB9) – a 29 voltas

Prova 2:

Neste domingo (05/06), Krumm/Luhr (foto) venceram, seguidos por Enge/Müller. Hezemans/Zuber foram novamente 3º.

Saindo da pole-position Enge liderou até o pt stop obrigatório, feito com o safety-car na pista. Luhr retornou a pista, após o pit stop, pouco a frente de Müller, perdendo por um breve momento a ponta.

Na penúltima volta Muller passou Luhr. Contudo o alemão retomou a primeira posição pouco depois, recebendo a bandeirada com apenas 0s220 de vantagem. Hezemans/Zuber foram 3º, 0s491 atrás dos vencedores.

Dusseldorp/Piccione terminaram em 4º, seguidos pela duplas Markus Wilkelhock/Marc Basseng (Lamborghini 670 R-S/ All-Inkl) e Bas Leinders/Marc Hennerici (Ford GT/Marc VDS). Bernoldi/Hughes foram 7º colocados.

O safety-car foi acionado depois do enrosco entre Richard Westbrook (Nissan GT-R/ JRM) e Stefan Mücke (Aston Martin DB9/ Young Driver) na 10ª volta.

Krumm/Luhr lideram o campeonato com 70 pontos, três a mais do que Basseng/Winkelhock.

A próxima etapa acontece no dia 3 de julho, no circuito de Navarra, na Espanha.

Final, prova principal:

1. Michael Krumm/Lucas Luhr (Nissan GT-R) – 28 voltas em 1h00min27s957
2. Tomas Enge/Alex Müller (Aston Martin DB9) – a 0s220
3. Mike Hezemans/Andreas Zuber (Corvette Z06) – a 0s491
4. Step Dusseldorp/Clivio Piccione (Aston Martin DB9) – a 2s417
5. Markus Wilkelhock/Marc Basseng (Lamborghini 670 R-S) – a 7s436
6. Bas Leinders/Marc Hennerici (Ford GT) – a 10s831
7. Enrique Bernoldi/Warren Hughes (Nissan GT-R) – a 13s063
8. Antoine Leclerc/Markus Palttala (Ford GT) – a 24s117
9. Vanina Ickx/Christoffer Nugaard (Ford GT) – a 58s515
10. Nick Pastorelli/Dominik Schwager (Lamborghini 670 R-S) – a 3 voltas
11. Maxime Martin/Frederic Makowiecki (Ford GT) – a 11 voltas
12. David Brabham/Jamie Campbell-Walter (Nissan GT-R) – a 12 voltas
13. Christian Hohenadel/Andrea Piccini (Aston Martin DB9) – a 12 voltas
14. Dimitri Enjalbert/Michael Rossi (Corvette Z06) – a 12 voltas
15. Stefan Mücke/Darren Turner (Aston Martin DB9) – a 18 voltas
16. Richard Westbrook/Peter Dumbreck (Nissan GT-R) – a 18 voltas