F1: Com ‘fome de título’, BMW apresenta F1.09

Após quatro anos atingindo todos os objetivos a que se propôs cumprir na Fórmula 1, a BMW acredita que tenha chegado a hora de dar um passo definitivo rumo ao topo da categoria. Nesta terça-feira, a equipe alemã apresentou no circuito de Valência, na Espanha, o carro com o qual pretende chegar ao título mundial, o F1.09.

Terceira colocada do Campeonato de Construtores em 2008, a BMW foi um dos primeiros times a iniciar o desenvolvimento do modelo exibido ao público e à imprensa nesta terça. “Iniciamos o trabalho em fevereiro, dois meses antes do normal, tanto que o F1.08 nem havia estreado”, explicou Willy Rampf, coordenador técnico dos alemães.

Embora tenha mantido o esquema de cores que já era destaque na última temporada (o azul e o branco seguem prevalecendo, com detalhes em vermelho), a marca alemã alterou o monoposto na parte aerodinâmica. Conforme já havia sido visto nos testes coletivos da Fórmula 1 em dezembro passado, o novo carro tem o aerofólio dianteiro mais largo na comparação com o anterior, além de apresentar o traseiro mais alto e estreito.

Considerando-se um passo à frente das concorrentes também no desenvolvimento do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinético), uma das novidades da categoria para 2009, a BMW é a montadora que mais apoiou a introdução do aparato.

“O KERS verá a F-1 assumir um papel de pioneirismo para a evolução da produção tecnológica”, disse Mario Theissen, diretor da equipe que pretende brigar pelo título a partir do mês de março. “Nosso esporte será um batismo de fogo para conceitos inovadores que ainda não atingiram os veículos de rua, e o desenvolvimento desses conceitos aumentará em uma velocidade muito grande nos próximos anos”.

Fonte: GazetaEsportiva.Net
Foto: AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *