FIA GT: Dupla Karl Wendlinger/ Ryan Sharp vence em Silverstone

A dupla Karl Wendlinger/ Ryan Sharp, num Aston Martin DBR9 da Jetalliance, da classe GT1, venceu neste domingo (20/04), a etapa da Silverstone, na Inglaterra, primeira prova da temporada. A dupla Andrea Bertolini/ Michael Bartels, num Maserati MC12 da Vitaphone, foi o 2º, seguido pela dupla Philip Peter/ Allan Simonsen, num Aston Martin DBR9 da Gigawave.

A largada foi dada com chuva e nevoeiro, com o tempo melhorando gradualmente. A escolha pelo pneu certo, e o tempo correto para mudar de intermediário para slick passou a ser vital.


O último perÁ­odo com o saafety-car na pista resultou num final de prova emocionante. Os oito primeiros colocados estavam separados por apenas oito segundos de diferença faltando seis voltas para o final.


Peter liderava na relargada, mas não conseguiu segurar Sharp, que passou e não mais perdeu a ponta.


O brasileiro Alexandre ‘Xandinho” Negrão, estreando na categoria, em dupla com o português Miguel Ramos, num Maserati MC12 da Vitaphone, terminou em 7º lugar.  A dupla Marcel Fassler/ Jean-Denis Deletraz, que largou na pole-position com um Corvette CR6 da Phoenix, foi 8º.


Na classe GT2 a vitória foi da dupla Toni Vilander/ Gianmaria Bruni, numa Ferrari 430 da AF Corse. Pela classe G2 Kenneth Heyer/ Stepan Vojtech, num Mosler MT900 da GTO Charouz.


A próxima etapa acontece no dia 18 de maio, em Monza, na Itália.


Final:


1 – Wendlinger-Sharp (Aston Martin DBR9) – Jetalliance – 59 voltas em 2.00’07″667
2 – Bertolini-Bartels (Maserati MC12) – Vitaphone – 3″807
3 – Simonsen-Peter (Aston Martin DBR9) – Gigawave – 5″077
4 – Bouchut-Maassen (Corvette C6R) – Selleslegh – 8″295
5 – Hezemans-Gollin (Corvette C6R) – Phoenix – 8″598
6 – A.Muller-Lichtner (Aston Martin DBR9) – Jetalliance – 22″517
7 – Negrão-Ramos (Maserati MC12) – Vitaphone – 40″770
8 – Fassler-Deletraz (Corvette C6R) – Phoenix – 58″396
9 – Vosse-Franchi (Saleen S7R) – Larbre – 1 volta
10 – Kox-Rusinov (Lambo Murcielago) – Reiter – 1 volta
11 – Vilander-Bruni (Ferrari 430) – AF – 1 volta
12 – Bell-Kirkaldy (Ferrari 430) – CR – 2 voltas
13 – Menten-Piccini (Saleen S7R) – Rbimmo – 2 voltas
14 – Ruberti-Malucelli (Ferrari 430) – Scuderia Italia – 2 voltas
15 – Montanari-Biagi (Ferrari 430) – AF – 2 voltas
16 – Longin-Kumpen (Saleen S7R) – Peka – 2 voltas
17 – Niarchos-Mullen (Ferrari 430) – Ecosse – 2 voltas
18 – Collard-Westbrook (Porsche 997) – Prospeed – 2 voltas
19 – Palttala-Forsten (Porsche 997) – Prospeed – 3 voltas
20 – Rigon-Camathias (Ferrari 430) – Scuderia Italia – 3 voltas