FIA GT: Dupla Michael Bartels/ Andrea Bertolini herda vitória na Hungria

A dupla Michael Bartels/ Andrea Bertolini, num Maserati MC12 da Vitaphone, herdou a vitória na 5ª etapa da temporada, disputada no domingo (30/08), em Hungaroring, na Hungria. O Saleen S7-R da K plus K, da dupla Karl Wendlinger, que cruzou em primeiro lugar, foi excluÁ­do após a vistoria pós-corrida, devido a irregularidades no motor do carro.

Na largada o brasileiro Enrique Bernoldi, num Corvette Z06 do Sangari Team Brazil, pulou da terceira posição do grid para a liderança. O pole-position Alex Muller, num Maserati MC12 da Vitaphone, que havia caÁ­do para terceiro, tentou superar Wendlinger na 4ª volta, com os dois se tocando, e parando na grama. Com a suspensão avariada Muller abandonou, com Wendlinger voltando em 8º.

Bernoldi mantinha a ponta, com Wendlinger rapidamente se recuperando até chegar a 4ª posição. Doze voltas depois o austrÁ­aco saiu da pista, perdendo sete posições.Â

No seu primeiro pit stop o Corvette do Sangari Team Brazil perdeu tempo, com problemas no reabastecimento, devido aos danos causados pelos ataques de Muller na 4ª volta.  Bartels/ Bertolini assumiram a liderança, mas por pouco tempo, com o carro sendo punido por excesso de velocidade nos boxes.

Com os problemas dos rivais a dupla Wendlinger/ Sharp chegou ao primeiro lugar, quando os carros completaram o primeiro pit stop.

Nas paradas seguintes o terceiro Maserati da Vitaphone da dupla italiana Alessandro Pier Guidi/ Matteo Bobbi, superou o Corvette da K plus K. Não demorou para Wendlinger tirar a desvantagem de 2s7, retornando a liderança, ao passar Guidi, faltando nove minutos para o final. Bertolini ultrapassou o compatriota no final.

Wendlinger completou Á s duas horas de prova com 33 segundos de vantagem sobre Bertolini. Guidi foi o 3º.

Pela classe GT2 vitória da dupla Emmanuel Collard/ Richard Westbrook, num Porsche 997 da Prospeed. No geral foram 7º.

Com a desclassificação do Saleen S7-R, Bartels/ Bertolini herdaram a vitória, com Guidi/ Bobbi em 2º. Os brasileiros Bernoldi/ Roberto Streit ficaram com a última vaga do pódio.

Bartels/ Bertolini lideram o campeonato na Classe GT1, com 41 pontos, quatro a mais do que Anthony Kumpen/ Mike Hezemans. Bernoldi/ Streit, com seis, são 14º.

Pela Classe GT2 liderança da dupla Gianmaria Bruni/ Toni Vilander, com 36, dois a mais do que Collard/ Westbrook.

A próxima etapa acontece no dia 20 de setembro, no circuito de Algarve, Portugal.

Grid:

1 – Muller-Ramos (Maserati MC12) – Vitaphone – 1’41″815
2 – Wendlinger-Sharp (Saleen S7-R) – K plus K – 1’41″929
3 – Bernoldi-Streit (Corvette Z06) – Sangari – 1’42″166
4 – Pierguidi-Bobbi (Maserati MC12) – Vitaphone – 1’42″375
5 – Maassen-Biagi (Corvette Z06) – Alphand – 1’42″563
6 – Bertolini-Bartels (Maserati MC12) – Vitaphone – 1’42″870
7 – Hezemans-Kumpen (Corvette Z06) – Pekka – 1’43″255
8 – Longin-Ruffier (Corvette Z06) – Selleslagh – 1’43″520
9 – Lacko-Nilsson (Saleen S7-R) – K plus K – 1’44″092
10 – Lemeret-Hines (Saleen S7-R) – Full Speed – 1’44″551
11 – Studenic-Konopka (Saleen S7-R) – ARC – 1’45″399
12 – Mutsch-Hirschi (Ford GT) – Matech – 1’45″580
13 – Kuppens-Leinders (Ford GT) – Marc VDS – 1’46″545
14 – Westbrook-Collard (Porsche 997) – Prospeed – 1’47″043
15 – Barba-Cadei (Ferrari 430) – AF Corse – 1’47″262
16 – Mullen-Niarchos (Ferrari 430) – CRS – 1’47″347
17 – Bruni-Vilander (Ferrari 430) – AF Corse – 1’47″405
18 – Ragginger-Lucchini (Porsche 997) – Brixia – 1’47″683
19 – Ruberti-Malucelli (Ferrari 430) – Scuderia Italia – 1’47″797
20 – Russo-Companc (Ferrari 430) – Pecom – 1’47″866
21 – Sugden-Ashburn (Porsche 997) – Trackspeed – 1’47″884
22 – Kirkaldy-Bell (Ferrari 430) – CRS – 1’47″890
23 – O’Young-Holzer (Porsche 997) – Prospeed – 1’48″067
24 – Romanini-Heyer (Ferrari 430) – Scuderia Italia – 1’50″599

Final:

1 – Bertolini-Bartels (Maserati MC12) – Vitaphone – 67 voltas em 2:00:50.589
2 – Pierguidi-Bobbi (Maserati MC12) – Vitaphone – 0.339
3 – Bernoldi-Streit (Corvette Z06) – Sangari – 0.820
4 – Maassen-Biagi (Corvette Z06) – Alphand – 4.718
5 – Hezemans-Kumpen (Corvette Z06) – Pekka -19.668
6 – Longin-Ruffier (Corvette Z06) – Selleslagh – 1 volta
7 – Westbrook-Collard (Porsche 997) – Prospeed – 2 voltas
8 – Bruni-Vilander (Ferrari 430) – AF Corse – 2 voltas
9 – Ruberti-Malucelli (Ferrari 430) – Scuderia Italia – 2 voltas
10 – Kuppens-Leinders (Ford GT) – Marc VDS – 2 voltas
11 – O’Young-Holzer (Porsche 997) – Prospeed – 2 voltas
12 – Barba-Cadei (Ferrari 430) – AF Corse – 3 voltas
13 – Bell-Kirkaldy (Ferrari 430) – CRS – 3 voltas
14 – Russo-Companc (Ferrari 430) – Pecom – 3 voltas
Desc – 1 – Wendlinger-Sharp (Saleen S7-R) – K plus K -Â