FIA GT: Manobra de retardatário tira vitória de Melo no Mundial FIA GT em Silverstone

Brasileiro é tirado da pista, tem carro preso Á  caixa de brita e perde a chance de vencer pela quinta vez consecutiva em provas de turismo.


O toque com um retardatário impediu Jaime Melo Júnior de conquistar a quinta vitória consecutiva em categorias de turismo. O piloto brasileiro, que venceu nos Estados Unidos as quatro primeiras etapas da American Le Mans Series, era o lÁ­der da classe GT2 na segunda etapa do Mundial FIA GT, neste domingo (6) em Silverstone, na Inglaterra, quando abandonou a corrida após o toque com o suÁ­ço Loris Kessel, a 22 voltas da bandeirada final.

Melo Júnior, atual campeão do Mundial FIA GT na classe GT2, marcava sua volta Á  categoria como parceiro do italiano Gianmaria Bruni, na Ferrari 430 GT da AF Corse Motorola. “Nós vÁ­nhamos fazendo um bom trabalho na corrida, com uma boa estratégia, terÁ­amos vencido tranqüilamente se não fosse esse acidente”, comentou o brasileiro. “Mesmo numa categoria de alto nÁ­vel, como é o Mundial, há pilotos que não pensam muito na segurança”, desabafou.

O acidente com Kessel, piloto da classe GT1, foi verificado na 44ª das 66 voltas da corrida em Silverstone. Melo Júnior preparava-se para pÁ´r uma volta de vantagem sobre o piloto suÁ­ço. â€œÉ um principiante, ainda sem muita adaptação, e estava lento. Eu calculei a ultrapassagem com muito cuidado, mas mesmo assim ele acertou o meu carro e me tirou da pista. Fiquei com o carro atolado na brita e, de lá, não tinha como sair. A vitória ficou ali”, lamentou.

A vitória na classificação geral foi do alemão Michael Bartels e do finlandês Mika Salo, da classe GT1, com a Maserati MC12 da Vitaphone Racing Team. Na classe GT2, os vencedores foram o finlandês Toni Vilander e o alemão Dirk Müller, companheiros de equipe de Melo, com outra Ferrari 430 GT. Eles ficaram em 14º na classificação geral. Os luxemburgueses Sebastian Carcon e Thierry Stepec venceram na G2, com o 25º lugar na geral.