FIA GT: Melo inicia em Spa-Francorchamps busca por mais uma vitória em prova de 24 horas

Vencedor da classe GT2 em Le Mans, piloto brasileiro integra quarteto da AF Corse para 45ª edição da corrida, que terá largada neste sábado.

Começam nesta quinta-feira (31) as atividades em pista da programação oficial das 24 Horas de Spa-Francorchamps. A 45ª edição da prova belga de longa duração será disputada entre sábado (2) e domingo (3), com grid formado por 47 carros distribuídos nas subdivisões GT1, GT2, G2, G3 e Coup. O automobilismo brasileiro estará representado na disputa pelo paranaense Jaime Melo Júnior e pelo paulista Xandinho Negrão.


Melo Júnior, no dia 15 de junho, conquistou a vitória em outra importante prova de longa duração do automobilismo mundial, as 24 Horas de Le Mans. Na ocasião, competiu pela Risi Competizione, equipe de Houston pela qual disputa regularmente a temporada da American Le Mans Series. Na conquista da vitória inédita, ele revezou a pilotagem da Ferrari F430 com o finlandês Mika Salo, seu parceiro habitual, e o italiano Gianmaria Bruno.


Na corrida de sábado e domingo no circuito de 7.004 metros encravado em meio à Floresta das Ardènnes, além de Salo e Bruni, o piloto brasileiro terá o também finlandês Toni Vilander como companheiro na equipe AF Corse. A prova contará pontos pela quinta etapa do Mundial FIA GT, competição que tem Bruni e Vilander como líderes da categoria GT2 – a mesma pela qual Melo foi campeão em 2006 – com três vitórias e um segundo lugar.


O otimismo do piloto brasileiro é notável para a disputa do fim de semana. “É uma prova importante para o Mundial FIA GT, que vale mais pontos do que as outras, e isso aumentou o empenho da AF Corse, que está na liderança. O carro foi o mais rápido no teste coletivo da semana passada, a equipe toda está muito bem afinada, posso dizer que estamos com tudo para conseguir essa vitória aqui, como conseguimos com a Risi em Le Mans”, ele aposta.


Negrão atua nas 24 Horas de Spa defendendo a Vitaphone Racing Team. O português Miguel Ramos, o belga Stephane Lemeret e o italiano Alessandro Pier Guidi serão seus parceiros na pilotagem da Maserati MC12 número 2, inscrita na classe GT1. O piloto brasileiro disputa regularmente o Mundial FIA GT em 2008 formando dupla com Ramos, ele ocupa o quinto lugar na tabela, com 15 pontos, nove a menos que os líderes Andrea Bertolini e Michael Bartels.
 


PROGRAMAÇÃO


A programação das 24 Horas de Spa-Francorchamps prevê para esta quinta-feira a realização de duas sessões de treinos livres, cada uma com duração de 90 minutos, a partir das 5h30 e das 9h45. Na sexta (1º), o treino classificatório terá início às 7h50, para 45 minutos de atividades. A largada da prova, no sábado, será dada às 11h – todos esses horários são referentes a Brasília, localizada cinco horas atrás de Spa no fuso horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *