FIA GT: Melo Júnior fecha metade da temporada na liderança

Piloto brasileiro se diz satisfeito com quarto lugar na quinta etapa, na França, e prevê dificuldades para seqüência da temporada 2006.

A temporada 2006 do Campeonato Mundial FIA GT chegou à metade no último domingo (20). A quinta das 10 etapas aconteceu no circuito de Paul Ricard, na cidade francesa de Le Castellet, e consolidou a liderança de Jaime Melo Júnior na classe GT2. O brasileiro, que compete formando dupla com o italiano Matteo Bobbi, foi quarto colocado na corrida e abriu vantagem de um ponto sobre a dupla Mika Salo/Rui Aguas, com quem dividia a liderança.

O regulamento desportivo do Mundial prevê a adição de peso aos carros numa fórmula proporcional aos resultados acumulados. Melo e Bobbi, até então, já haviam obtido uma vitória, dois segundos e um sexto lugar. Com isso, tinham na Ferrari 430 GT2 da AF Corse um lastro de 70 quilos. A ferrari da dupla britânica Nathan Kinch/Andrew Kirkaldy, da Scuderia Ecosse, que venceu a etapa francesa, levava peso adicional de 30 quilos.

“O nosso peso causa, no cronômetro, uma perda de 1s4. O desempenho do carro fica comprometido, o desgaste de pneus também sofre alguma influência. Com tudo isso, o quarto lugar era o máximo que a gente poderia conseguir”, disse o piloto brasileiro, que na fase inicial da corrida empreendeu um duelo acirrado com o suíço Iradj Alexander. “Consegui segurá-lo por umas 15 voltas. Quando ele passou, ainda me mantive próximo”, observou.

No decorrer da prova, com o aumento da temperatura da pista e do carro, o rendimento do carro de Melo e Bobbi caiu. “O importante era chegar à frente do Mika e do Rui, e isso nós conseguimos. Pensar em vitória aqui seria muito difícil”, frisou, citando seu duelo particular com a outra dupla da AF Corse. “Para nós, as próximas provas deverão ser ainda mais difíceis, estamos com alguma deficiência nos pneus e teremos de corrigir isso”, finalizou.

A sexta etapa do Mundial FIA GT será disputada em Dijon, também na França, no dia 3 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *