FIA GT: Xandinho Negrão corre pela segunda vitória do ano

Em parceria com o português Miguel Ramos, o campineiro Xandinho Negrão (Medley) vai brigar neste sábado pela pole da 9ª e penúltima etapa do FIA GT, que será disputada domingo em Zolder (Bélgica).

Na reta final da temporada, o piloto brasileiro – que ocupa a terceira colocação no campeonato – precisa encurtar a desvantagem de 6,5 pontos em relação aos líderes Andrea Bertolini e Michael Bartels para chegar a San Luís (Argentina) no mês que vem com chances de conquistar o título.

Xandinho e Ramos dominaram a prova mais recente em Nogaro (França) e venceram pela primeira vez na série. Como determina o regulamento da modalidade, no circuito belga – distante 80 quilômetros da capital Bruxelas -, o Maserati MC12 GT1 da dupla receberá lastro de 65 quilos, que serão incorporados aos 25 regulamentares que o modelo italiano vem carregando desde a abertura do calendário.

Hoje, Xandinho fez a pé o reconhecimento dos quatro quilômetros de comprimento da pista. “Esse peso extra será um complicador a mais nos trechos de subida”, lembrou, embora a maior preocupação continue sendo as dificuldades que o Maserati MC12 tem para aquecer os pneus dianteiros nos treinos classificatórios. “Essa tem sido nossa grande dificuldade no qualifying. Em compensação, o desgaste acentuado nas corridas dos pneus dos Corvette Z06 – que são o principal adversário dos Maserati – acabe compensando”, completou.

Bertolini e Bartels correm com o outro Maserati MC12 da Equipe Vitaphone. Disposta a conter as investidas do Corvette neste momento de definição do campeonato, a casa italiana inscreveu um terceiro carro para o português Pedro Lamy e o italiano Matteo Bobbi. “A marca ficará mais competitiva, já que os dois são bastante experientes”, observou Xandinho. “E eles poderão nos ajudar a enfrentar o Corvette do Mike Hezemans e do Fabrizio Gollin, que estão em segundo com apenas meio ponto a mais do que nós”, destacou.

A sessão classificatória que definirá o grid está marcada para as 12h15 (Brasília). Domingo, a largada será autorizada às 9h15. A corrida terá duas horas de duração e troca obrigatória de piloto. Como de hábito, Xandinho deverá fazer o primeiro e o terceiro turnos. Bertolini e Bartels lideram com 56 pontos, contra 50 de Hezemans-Gollin e 49,5 de Xandinho-Ramos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *