FIA GT: Xandinho Negrão larga em 8º na estréia

Corvette domina primeira fila em Silverstone.

Xandinho Negrão (Medley) largará em 8º na classificação geral em sua estréia no FIA GT, um dos principais campeonatos de turismo de todo o mundo. A primeira etapa, com duas horas de duração, será realizada neste domingo em Silverstone (Inglaterra) e terá o Corvette C6R dos suíços Marcel Fassler e Jean-Denis Deletraz na pole position. O francês Cristophe Bouchut e o holandês Xavier Maasen completarão a primeira fila com um tempo apenas 83 milésimos de segundos pior.


Xandinho corre em parceria com o português Miguel Ramos e foi um dos vários pilotos prejudicados pela piora das condições de aderência no momento em que a maioria dos carros da classe GT1 entrava na pista para a sessão classificatória de hoje. “Foi uma loteria. O asfalto estava úmido e começou a chover bem na hora em que saímos dos boxes. Por isso, até alguns carros da GT2, que não são tão rápidos quanto os nossos, conseguiram aproveitar bem a chance de largar mais à frente”, comentou o brasileiro, que corre com o Maserati MC12 e ficou em 6º na GT1.


Na opinião de Xandinho, o resultado não refletiu o seu potencial para o qualifying. “Saímos com pneus intermediários, como praticamente todas as equipes, mas acho que deveríamos ter aquecido melhor os compostos. Por isso, acabei perdendo cerca de duas voltas só para chegar à temperatura ideal. Fui melhorando, mas dei apenas seis voltas e o treino acabou”, explicou.


A previsão do tempo indica que a instabilidade deverá permanecer sobre a região do autódromo durante a corrida. “Nosso carro está bem-acertado para qualquer condição, mas é lógico que é muito mais seguro andar no seco. O que será importante é largar bem, correr longe do tráfego e pensar numa boa estratégia para a troca de pilotos”, lembrou. A categoria permite que as equipes optem entre dois tipos de compostos. A Vitaphone optou pelos mais duros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *