FIA GT: Young Driver vence as duas provas em Pequim

A Young Driver Aston Martin venceu as duas provas da penúltima etapa da temporada, disputadas neste sábado (10/09), em Pequim, na China.

Prova 1:

Tomas Enge/Alex Muller (Aston Martin DBR9/ Young Driver AMR) venceram a primeira prova, seguidos pelos parceiros de equipe, Darren Turner/Stefan Mucke. Christian Hohenadel/Andrea Piccini (Aston Martin DBR9/ Hexis) completaram a trinca da Aston Martin.

O pole-position Bertrand Baguette (Ford GT/Marc VDS) liderou as primeiras voltas, até escorregar na pista molhada, e abandonar. O safety-car foi acionado, com Turner assumindo a liderança.

Na rodada de pit stops obrigatórios, Mucke ficou parado nos pits, com Enge passando para o primeiro lugar.  Com forte chuva, o checo recebeu a bandeirada, em bandeira amarela, com 1s089 de vantagem sobre o alemão. Hohenadel/Piccini fecharam o pódio.

Lideres do campeonato, Michael Krumm/Lucas Luhr (Nissan GT-R/JR) terminaram em 4º, seguidos por Clivio Piccione/Stef Dusseldorp (Aston Martin DBR9/Hexis).

O chinês Ho-Pin Tung (Corvette/Exim) provocou o segundo carro de segurança, ao rodar na 39ª volta.Â

O brasileiro Enrique Bernoldi (Nissan GT-R/Sumo Power)em dupla com Nick Castburg, terminou na 10ª posição.

Final, prova 1:

1.  Enge/Muller  Young Driver Aston  46 voltas em 1h01m41s408
2.  Mucke/Turner  Young Driver Aston  + 1.089
3.  Hohenadel/Piccini  Hexis Aston  + 1.673
4.  Luhr/Krumm  JRM Nissan   + 2.177
5.  Dusseldorp/Piccione  Hexis Aston  + 2.859
6.  Hirschi/Nygaard  Belgian Ford  + 3.166
7.  Westbrook/Dumbreck  JRM Nissan  + 4.455
8.  Rossi/Verdonck   Exim Corvette   + 4.974
9.  Schwager/Pastorelli   All-Inkl Lamborghini  + 5.931
10.  Catsburg/Bernoldi  Sumo Power Nissan   + 6.401
11.  Campbell-Walter/Brabham  Sumo Power Nissan   + 7.188
12.  Basseng/Winkelhock  All-Inkl Lamborghini  + 7.531
13.  Lauck/Leuenberger  DKR Lamborghini   + 8.833

Abandonos:

Tung/den Boer  Exim Corvette   39 voltas
Hennerici/Leinders  Marc VDS Ford   15 voltas
Martin/Baguette  Marc VDS Ford  3 voltas
Kennard/Bruck   DKR Lamborghini   0 voltas
Leclerc/Clairay  Belgian Ford   0 voltas

Prova 2:

Mucke/Turner venceram, com Enge/Muller fazendo novamente a dobradinha da Young Driver. Luhr/Krumm fecharam o pódio.

Com muita chuva, Enge/Muller lideraram a primeira parte da prova (as primeiras voltas foram com o safety-car a frente dos carros). Na parada obrigatória nos boxes, Turner saiu Á  frente de Muller. Contudo pouco depois, ambos foram superados por Piccini.

Faltando cinco minutos para o final Piccini rodou. Justamente quando o safety-car era acionado novamente, devido Á  escorregada de Jeroen den Boer (Corvette/Exim).Â

Maxime Martin/Bertrand Baguette terminaram em 4º. Martin chegou a liderara prova por algumas voltas. Bernoldi, depois de um intenso duelo com Nico Verdonck (Corvette/Exim) foi o 5º colocado. Contudo os comissários julgaram que o brasileiro fez a ultrapassagem com o safety-car, com o ex-F1 caindo para 6º.

Luhr/Krumm lideram o campeonato com 131 pontos. Mucke/Turner
Em 2º, somam 120.

A última etapa acontece no circuito de San LuÁ­s, na Argentina, no dia 6 de novembro.

Final, prova 2:

1.  Mucke/Turner  Young Driver Aston  42 voltas em 1h00m23s990
2.  Enge/Muller  Young Driver Aston  + 0s972
3.  Luhr/Krumm   JRM Nissan  + 1s593
4.  Martin/Baguette  Marc VDS Ford  + 2s726
5.  Rossi/Verdonck   Exim Corvette  + 2s955
6.  Catsburg/Bernoldi   Sumo Power Nissan  + 3s387
7.  Westbrook/Dumbreck  JRM Nissan  + 3s723
8.  Campbell-Walter/Brabham  Sumo Power Nissan   + 4s838
9.  Lauck/Leuenberger  DKR Lamborghini  + 6s160

Abandonos:

Hohenadel/Piccini  Hexis Aston   37 voltas
Tung/den Boer  Exim Corvette   37 voltas
Hennerici/Leinders   Marc VDS Ford   25 voltas
Leclerc/Clairay   Belgian Ford   21 voltas
Bruck/Kennard   DKR Lamborghini   18 voltas
Schwager/Pastorelli   All-Inkl Lamborghini    7 voltas
Hirschi/Nygaard  Belgian Ford   4 voltas
Dusseldorp/Piccione  Hexis Aston  3 voltas
Basseng/Winkelhock   All-Inkl Lamborghini  3 voltas