A Young Driver Aston Martin venceu as duas provas da penúltima etapa da temporada, disputadas neste sábado (10/09), em Pequim, na China.
Prova 1:
Tomas Enge/Alex Muller (Aston Martin DBR9/ Young Driver AMR) venceram a primeira prova, seguidos pelos parceiros de equipe, Darren Turner/Stefan Mucke. Christian Hohenadel/Andrea Piccini (Aston Martin DBR9/ Hexis) completaram a trinca da Aston Martin.
O pole-position Bertrand Baguette (Ford GT/Marc VDS) liderou as primeiras voltas, até escorregar na pista molhada, e abandonar. O safety-car foi acionado, com Turner assumindo a liderança.
Na rodada de pit stops obrigatórios, Mucke ficou parado nos pits, com Enge passando para o primeiro lugar. Com forte chuva, o checo recebeu a bandeirada, em bandeira amarela, com 1s089 de vantagem sobre o alemão. Hohenadel/Piccini fecharam o pódio.
Lideres do campeonato, Michael Krumm/Lucas Luhr (Nissan GT-R/JR) terminaram em 4º, seguidos por Clivio Piccione/Stef Dusseldorp (Aston Martin DBR9/Hexis).
O chinês Ho-Pin Tung (Corvette/Exim) provocou o segundo carro de segurança, ao rodar na 39ª volta.Â
O brasileiro Enrique Bernoldi (Nissan GT-R/Sumo Power)em dupla com Nick Castburg, terminou na 10ª posição.
Final, prova 1:
1. Enge/Muller Young Driver Aston 46 voltas em 1h01m41s408
2. Mucke/Turner Young Driver Aston + 1.089
3. Hohenadel/Piccini Hexis Aston + 1.673
4. Luhr/Krumm JRM Nissan  + 2.177
5. Dusseldorp/Piccione Hexis Aston + 2.859
6. Hirschi/Nygaard Belgian Ford + 3.166
7. Westbrook/Dumbreck JRM Nissan + 4.455
8. Rossi/Verdonck  Exim Corvette  + 4.974
9. Schwager/Pastorelli  All-Inkl Lamborghini + 5.931
10. Catsburg/Bernoldi Sumo Power Nissan  + 6.401
11. Campbell-Walter/Brabham Sumo Power Nissan  + 7.188
12. Basseng/Winkelhock All-Inkl Lamborghini + 7.531
13. Lauck/Leuenberger DKR Lamborghini  + 8.833
Abandonos:
Tung/den Boer Exim Corvette  39 voltas
Hennerici/Leinders Marc VDS Ford  15 voltas
Martin/Baguette Marc VDS Ford 3 voltas
Kennard/Bruck  DKR Lamborghini  0 voltas
Leclerc/Clairay Belgian Ford  0 voltas
Prova 2:
Mucke/Turner venceram, com Enge/Muller fazendo novamente a dobradinha da Young Driver. Luhr/Krumm fecharam o pódio.
Com muita chuva, Enge/Muller lideraram a primeira parte da prova (as primeiras voltas foram com o safety-car a frente dos carros). Na parada obrigatória nos boxes, Turner saiu Á frente de Muller. Contudo pouco depois, ambos foram superados por Piccini.
Faltando cinco minutos para o final Piccini rodou. Justamente quando o safety-car era acionado novamente, devido Á escorregada de Jeroen den Boer (Corvette/Exim).Â
Maxime Martin/Bertrand Baguette terminaram em 4º. Martin chegou a liderara prova por algumas voltas. Bernoldi, depois de um intenso duelo com Nico Verdonck (Corvette/Exim) foi o 5º colocado. Contudo os comissários julgaram que o brasileiro fez a ultrapassagem com o safety-car, com o ex-F1 caindo para 6º.
Luhr/Krumm lideram o campeonato com 131 pontos. Mucke/Turner
Em 2º, somam 120.
A última etapa acontece no circuito de San LuÁs, na Argentina, no dia 6 de novembro.
Final, prova 2:
1. Mucke/Turner Young Driver Aston 42 voltas em 1h00m23s990
2. Enge/Muller Young Driver Aston + 0s972
3. Luhr/Krumm  JRM Nissan + 1s593
4. Martin/Baguette Marc VDS Ford + 2s726
5. Rossi/Verdonck  Exim Corvette + 2s955
6. Catsburg/Bernoldi  Sumo Power Nissan + 3s387
7. Westbrook/Dumbreck JRM Nissan + 3s723
8. Campbell-Walter/Brabham Sumo Power Nissan  + 4s838
9. Lauck/Leuenberger DKR Lamborghini + 6s160
Abandonos:
Hohenadel/Piccini Hexis Aston  37 voltas
Tung/den Boer Exim Corvette  37 voltas
Hennerici/Leinders  Marc VDS Ford  25 voltas
Leclerc/Clairay  Belgian Ford  21 voltas
Bruck/Kennard  DKR Lamborghini  18 voltas
Schwager/Pastorelli  All-Inkl Lamborghini   7 voltas
Hirschi/Nygaard Belgian Ford  4 voltas
Dusseldorp/Piccione Hexis Aston 3 voltas
Basseng/Winkelhock  All-Inkl Lamborghini 3 voltas