FIA GT1: Zonta disputa quarta etapa em Paul Ricard

Paranaense tem a companhia de Rafael Daniel em um Lamborghini

Campeão de 1998 do FIA GT, Ricardo Zonta fará sua segunda aparição na temporada 2010 da categoria. Ao lado de Rafael Daniel, atual campeão da Copa Vicar, o paranaense da RZ Corinthians Motorsport na Copa Caixa Stock Car disputará a quarta etapa do ano da divisão GT1, no circuito francês de Paul Ricard.

Acostumado a competir contra pilotos de alto nível tanto no Brasil quanto no exterior, Zonta terá adversários consagrados neste fim de semana, como o brasileiro Enrique Bernoldi, o austríaco Karl Wendlinger, o francês Romain Grosjean, o finlandês Mika Salo e o tcheco Tomas Enge, todos ex-pilotos de F-1 como ele, só para citar alguns.

“Como todo campeonato mundial, o FIA GT não deixa atrás em termos de qualidade de competidores e equipamentos. Corri contra muitos desses pilotos na F-1 e a atmosfera das corridas do GT é muito boa. Mas, dentro da pista, a coisa fica séria”, brinca o piloto, que compete ao lado de Daniel em um Lamborghini Murcielado R-Reiter.

A pista de Paul Ricard é uma velha conhecida de Zonta: ele cansou de testar nela durante os tempos de F-1. Com várias opções de traçado, a configuração que será usada é a 1C-V2, de 5.842 metros. “É um circuito que recebeu edições do GP da França nos anos 80 e 90, e hoje é um dos grandes palcos de testes do automobilismo mundial. É uma pista longa e de altíssima velocidade, com 5.842 metros, 15 curvas e uma reta tão longa, a famosa Mistral, que criaram uma chicane no meio por questões de segurança”. explicou.

Para o paranaense, a corrida deste fim de semana tem grande importância: marca seu retorno ao campeonato após duas corridas ausente e servirá para manter a forma no intervalo da Copa Caixa Stock Car, onde pilota o carro da própria equipe, ao lado de Antonio Jorge Neto. “Temos quase dois meses entre as corridas da Stock, o que é ruim por um lado, já que ninguém gosta de ficar parado, mas ótimo por outro, pois vamos poder correr no FIA GT sem conflito de datas.”

“O Rafa e eu tivemos uma ótima atuação em Abu Dhabi e esperamos melhorar esse desempenho em Paul Ricard”, completou o ex-integrante das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1, que foi quinto (Zonta tá quinto no resultado oficial no site, me confirma que quando falamos você me disse quarto) na etapa de abertura do FIA GT, mas ficou de fora das duas etapas seguintes por compromissos na Copa Caixa Stock Car.

A quarta etapa do FIA GT está marcada para as 9h15 deste domingo, com exibição ao vivo do canal por assinatura Bloomberg Television (consulte a operadora local para saber o número da emissora). Confira a programação completa em Paul Ricard:

Sexta-feira, 2 de julho:
04h50 – 06h10: Treino livre
10h00 – 11h20: Pré-classificação

Sábado, 3 de julho:
05h45 – 06h45: Classificação
12h30 – 13h30: Corrida classificatória (1h de duração)

Domingo, 4 de julho:
04h00 – 04h30: Warm up
09h15 – 10h15: Corrida – 4ª etapa (1h de duração)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *