Fórmula 3000 Européia: Fábio Beretta confirma participação no campeonato

Brasileiro vai defender a equipe Elk Motorsport.

O piloto Fábio Beretta confirmou a sua participação na temporada 2008 do Campeonato Europeu de Fórmula 3000 pela equipe italiana Elk Motorsport. Depois de boas passagens pela Fórmula Ford, Fórmula Renault e Fórmula 3, chegou a hora do piloto de Americana fazer sua estréia no automobilismo europeu. A escolha da categoria se deu por conta de bons treinos realizados na pós-temporada em 2007 e nas mudanças da categoria para este ano. “Estou bastante contente por confirmar minha participação na Fórmula 3000. Realizei bons treinos na equipe Elk e conquistei minha vaga contra outros pilotos de experiencia. As mudanças no carro para este ano também vão deixar a categoria mais moderna e atrativa”, explicou Beretta. O brasileiro disputou a vaga na equipe italiana contra o espanhol Maximo Cortez (campeão espanhol de Fórmula 3) e Efisio Marchese (vice-campeão de Fórmula 3 Italiana).

A temporada 2008 da Fórmula 3000 confirmou oito rodadas duplas que terá inicio em abril no circuito de Vallelunga, Italia. Além desta pista, a categoria passará por Spa-Francorchamps (Bélgica), Mugello e Misano (Itália) e Valencia, Jerez e Barcelona (Espanha). As mudanças no carro citadas por Beretta são bem significativas. A principal delas é o cambio borboleta, de seis marchas, atrás do volante. E um novo kit aerodinâmico para melhorar o downforce e deixar os carros mais modernos também foi introduzido. “Eu testei com o carro antigo da categoria. Meu primeiro contato com este novo carro será no dia 29 de fevereiro em Monza. Estou bastante ansioso para pilotar este “novo” carro”, explicou. O Fórmula 3000 conta com um motor V8 de 3000cc com 530cv de potência.

Fábio Beretta terá como companheiros de equipe o brasileiro Luiz Razia (que vai para o seu segundo ano de categoria) e o francês Nicolas Prot, filho do tricampeão de Fórmula 1 Alain Prost.

Calendário 2008 da F3000 Européia:
1ª rodada dupla: 20 de abril – Vallelunga (ITA)
2ª rodada dupla: 1º de junho – Spa-Francorchamps (BEL)
3ª rodada dupla: 29 de junho – Valência (ESP)
4ª rodada dupla: 20 de julho – Mugello (ITA)
5ª rodada dupla: 14 de setembro – Misano (ITA)
6ª rodada dupla: 28 de setembro – Valência (ESP)
7ª rodada dupla: 19 de outubro – Jerez (ESP)
8ª rodada dupla: 02 de novembro – Barcelona (ESP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *