Fórmula São Paulo: Felipe Leonardos larga na pole position na quarta etapa da temporada

Paulista da equipe Massoni Racing fechou o treino deste sábado com a marca de 1:45.122. Raphael Abbate sairá a seu lado na primeira fila com 1:45.254. Sessão foi realizada com pista seca e previsão é de tempo bom para este domingo.

O paulista Felipe Leonardos (Opus Papéis/Sappi) conquistou a pole position para a quarta etapa da temporada da Fórmula São Paulo, que será realizada neste domingo (4) no Autódromo de Interlagos. Em um sábado de tempo bom, apesar da temperatura na casa dos 18ºC, o piloto da equipe Massoni Racing estabeleceu a marca de 1:45.122, e terá a seu lado na primeira fila o também paulista Rapahel Abbate (1:45.132).

Esta foi a primeira pole position da carreira do piloto de 17 anos, que ocupa a quarta posição no campeonato e, na semana passada, realizou com sucesso em Curitiba seu primeiro treino em um monoposto da Fórmula 3.

“Esta pole estava engasgada desde o início do ano, e estou muito feliz que tenha dado tudo certo hoje”, declarou Leonardos. “Nos três treinos anteriores a expectativa era igualmente positiva, mas sempre um probleminha ou outro me impedia de ficar em primeiro. Desta vez o carro esteve muito bom e consegui encaixar duas voltas na casa de 45s1 que me renderam a pole”, narrou o piloto.

A sessão decisiva em nada lembrou os dois únicos treinos livres desta etapa, que foram realizados sob chuva e frio na última sexta-feira. E representou uma experiência nova para os pilotos. Por opção das próprias equipes, todos saíram para a classificação com os mesmos pneus usados na última corrida, há cerca de um mês, com o objetivo de reduzir custos.

O treino classificatório deste sábado foi particularmente difícil para os pilotos, já que o número de treinos livres para esta etapa foi reduzido dos seis habituais para apenas dois. O motivo foi o fechamento do circuito de Interlagos para um evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em comemoração ao Dia do Trabalho.

“Esta foi uma classificação bastante atípica, porque treinamos pouco e, nas duas sessões que conseguimos completar, a pista estava molhada”, declarou Leonardos. “Também não pudemos usar o mesmo acerto da última corrida, porque a condição do traçado e também dos pneus era outra. Tivemos que trabalhar rápido durante a própria classificação para acertar o carro”, declarou o piloto.

A dinâmica descrita por Leonardos pode ser confirmada com uma rápida análise na folha de tempos fornecida pela cronometragem. Felipe completou onze voltas pelo circuito, e garantiu a pole position justamente na última delas. Até a metade do treino, ocupava apenas o quarto lugar no grid.

“Houve um problema com o rádio do carro do Felipe, e não tínhamos outra maneira de avisá-lo sobre o andamento do treino além da placa de box. Fizemos alguns ajustes durante a sessão, mas o mérito dessa pole é todo do piloto. Ele conseguiu duas voltas voadoras e foi, realmente, o grande destaque deste sábado”, comemorou Marcelo Felipe da Silva, chefe da equipe Massoni Racing.

A largada para a quarta etapa da Fórmula São Paulo será às 9h30.

Os seis primeiros colocados no grid da prova deste domingo são:
1) Felipe Leonardos, 1min45s122
2) Raphael Abbate, 1min45s254
3) Henrique Lambert, 1min45s467
4) José Amorin, 1min45s517
5) Leandro Florenzo, 1min46s339
6) Thiago Armentano, 1min46s686

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *