SUPER GT: João Paulo de Oliveira encara maratona no Japão

Brasileiro espera terminar nos pontos a prova de 500km de duração.

A 3ª etapa do Campeonato Japonês de Super GT acontece na madrugada deste domingo (04/05), no Autódromo de Fuji, o mesmo que recebe a prova nipÁ´nica no mundial de Fórmula 1. A corrida terá 500 km de duração e será uma verdadeira prova de resistência para os pilotos e equipamentos. “Em primeiro lugar temos que pensar em terminar a corrida. No ano passado apenas nove carros cruzaram a linha de chegada. Portanto, se terminarmos, já teremos uma boa chance de pontuar”, explica o brasileiro João Paulo de Oliveira, piloto oficial da Nissan na principal competição de GT do Oriente e que larga da sexta fila, segundo melhor entre os competidores da fábrica.

Ciente de que uma corrida longa como essa é vencida na base da consistência, João Paulo de Oliveira e sua equipe decidiram que o paulista, que faz dupla com o japonês Seiji Ara, permanecerá a maior parte do tempo na pista. “Nossa estratégia é de duas paradas. Eu vou largar e fazer dois stints de mais ou menos umas 40 voltas, para depois entregar o carro para o meu companheiro”, afirma. A prova terá 110 voltas de duração e a previsão indica que o tempo estará seco.

A classificação deste sábado (03/05) aconteceu debaixo de chuva, o que atrapalhou os planos do brasileiro em conseguir um bom tempo, e vai largar da 12ª posição. “Eu fiz meu melhor tempo na primeira volta lançada e milagrosamente fiquei na frente de outros três carros da Nissan que utilizam pneus com melhor rendimento no asfalto molhado”, conta JP, como ele é conhecido no Oriente. Já a Super Pole foi disputada no seco e o melhor tempo foi da dupla formada pelos japoneses Ryo Michigami e Takashi Kogure, da Honda.

O lastro de 80 kg que a organização impÁ´s ao modelo GT-R utilizado pelo brasileiro também está fazendo diferença. Antes dominante, o melhor Nissan deste fim de semana vai alinhar apenas na 10ª colocação. “Sem dúvida isso está dificultando demais. O peso extra é muito além da conta. Vamos ver agora como será na corrida”, finaliza João Paulo.

Veja como ficou o grid de largada da Super GT:
1º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min34s941;
2°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1min34s971;
3º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min35s017;
4º) Katsutomo Kaneishi (JAP)/Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX (B), 1min35s181;
5º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min35s249;
6º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min35s565;
7º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min35s750;
8º) André Couto (POR)/Toranosuke Takagi (JAP), Toyota SC430 (B), 1min35s797;
9º) Takeshi Tsuchiya (JAP)/Hiroaki Ishiura (JAP), Toyota SC430 (Y), 1min35s853;
10º) Sebastien Phillipe (FRA)/Tsugio Matsuda (JAP), Nissan GT-R (B), 1min36s270;
12º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min43s216.