Fórmula SP: Treinos de sexta-feira tem Victor Corrêa como o mais rápido

A temporada da única categoria brasileira em monopostos, após a extinção da Fórmula Renault, está para começar. A Fórmula São Paulo, que faz parte do Campeonato Paulista de Automobilismo, abre os dias de competições no Autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, neste sábado (10/2) a partir das 8h35, com a classificação que define o grid de largada para a primeira etapa. A corrida terá início às 9h, com duração de 18 voltas ou limite de 35 minutos de corrida. Nos treinos livres oficiais desta sexta-feira, quem brilhou foi o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power), que foi o único a baixar da casa de um minuto e 47 segundos por volta no famoso traçado paulista, de acordo com a cronometragem extra-oficial.

 


Com o maior número de competidores já visto em uma etapa de abertura da Fórmula São Paulo, a categoria contará com nada menos que 15 monopostos acelerando no circuito brasileiro, que é palco de todas as 11 etapas da competição e recebe a Fórmula 1 anualmente. Com o fim da F-Renault, coube a F-São Paulo abrigar todos os pilotos que saem do kart e desejam formar uma carreira em Fórmula, por ser a única categoria que possibilita isso, até que se consiga avançar para a F-3 Sul-americana, considerada um degrau acima por sua potência e alto custo, além de sustentar um status continental.


Mesmo sendo batizada com o nome do estado de São Paulo, justamente por concentrar as corridas neste estado, a categoria passa a atingir um status nacional, devido à tamanha adesão de participantes de todo país. Entre os seis primeiros colocados nos treinos livres desta sexta-feira, cinco diferentes estados estão representados. Dentre alguns novatos na categoria, estão alguns pilotos que fizeram sucesso e conquistaram títulos no kart, como os paulistas Daniel Suzuki e Gabriel Tojal, além da presença do sobrinho de Felipe Massa (piloto de Fórmula 1 pela Ferrari), o jovem Tiago Massa. Também se mantém presente o vice-campeão de 2006, o catarinense Alisson Paulinelli.


Nos treinos livres realizados durante toda esta semana, o destaque ficou mesmo por conta de Victor Corrêa, com um carro da equipe Alpie Competições, que estabeleceu os melhores tempos em diferentes dias e situações de pista, nesta que será sua primeira temporada completa no automobilismo. Em 2006, mesmo entrando no campeonato quando este já estava em andamento, o garoto de Alfenas (MG) subiu no pódium em todas as etapas que completou, mostrando consistência desde o início.


Confirmado para realizar todas as provas do ano pela Alpie Competições, o jovem de 16 anos de idade pretende agora alcançar novos objetivos. “No ano passado minha meta era concentrada na adaptação ao carro, e ainda assim consegui subir sempre ao podium. É claro que, como todo piloto, a vontade é de vencer quando tiver esta possibilidade, mas para o início de campeonato é preciso tranqüilidade e regularidade, portanto chegar entre os três primeiros estará dentro dos planos”, avalia o representante da Unifenas/Flash Power.


Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cavalos de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.



Tempos extra-oficiais de sexta-feira (Cronometragem Alpie):


1. Victor Corrêa (MG) – 1min46s52
2. Alisson Paulinelli (SC) – 1min47s30
3. Márcio Pasaneli (AM) – 1min47s55
4. Rafael Suzuki (SP) – 1min48s16
5. Caio Lara (SP) – 1min48s34
6. Thiago Calvet (RJ) – 1min49s57

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *