Global Rallycross: Nelsinho Piquet é pole em sua primeira corrida de rallycross

Piloto do X Team Mitsubishi crava o quarto tempo na tomada e vai escolher sua posição no grid na eliminatória de domingo nos X Games

Nelsinho Piquet terá o privilégio de escolher a posição no grid de largada para sua bateria eliminatória do rallycross nos X Games de Foz do Iguaçu, neste domingo. O piloto do X Team Mitsubishi foi um dos quatro mais rápidos na tomada de tempos realizada no sábado e garantiu esse direito na pista, em sua primeira participação num evento internacional de off-road.

Contando com apoio da Petrobras e patrocinado por SKY, Mitsubishi e Outback Steakhouse, o EVO XTR #12 registrou 39s235 em seu giro mais rápido. A marca foi especialmente expressiva porque Piquet Jr entrou na pista no quinto e último grupo a realizar a prova de classificação, quando a condição do trecho de terra estava muito mais escorregadia que na fase inicial do treino.

“A pista tinha menos grip que nos treinos anteriores e ainda fui atrapalhado por um adversário mais lento à minha frente quando vinha bem rápido. Mesmo assim fico contente com o quarto tempo, que pode ser uma vantagem grande no domingo, já que ultrapassar aqui não vai ser nada fácil”, avaliou Nelsinho.

De acordo com as regras do evento, todos os competidores largam alinhados na mesma fila, mas os melhores no sábado escolhem a posição no grid. No domingo, a etapa de abertura da temporada 2013 do Global Rallycross Championship (GRC) determina quatro baterias eliminatórias. Os dois carros mais bem classificados avançam automaticamente para a final, enquanto os outros participam de uma repescagem para definição dos dois últimos classificados para a corrida decisiva.

As eliminatórias terão seis voltas, a repescagem quatro e a final, com dez competidores, dez giros. “Nossa prova de estreia tem sido muito positiva”, afirmou Geraldo Rodrigues Jr, sócio do X Team Mitsubishi. “O objetivo é chegar à final e sem dúvida ter terminado o sábado na frente de vários times bem mais experientes no GRC nos deixa otimistas para um resultado favorável”, acrescentou o empresário.

Ele destacou a rápida adaptação do piloto da Nascar ao Mitsubishi EVO XTR e à pista dos X Games de Foz do Iguaçu, praticamente inteira de terra. “O nosso carro não é o que tem mais potência, mas provavelmente é o de melhor aderência na terra. Então espero conseguir segurar os outros na reta de asfalto e abrir vantagem no resto do traçado”, disse Nelsinho.

As eliminatórias começam às 13h30, a repescagem está marcada para 14h30 e a corrida final, com dez participantes, tem a luz verde prevista para 15h40 do domingo. Os canais ESPN e a Rede TV! exibem os X Games no Brasil. Confira os melhores tempos do sábado em Foz do Iguaçu:

1. Liam Doram 39s007
2. Scott Speed 39s047
3. Tanner Foust 39s144
4. Nelson Piquet Jr 39s235
5. Brian Deegan 39s411
6. Steve Arpin 39s508
7. Buddy Rice 39s620
8. Ken Block 39s783
9. Toomas Heikkinen 40s100
10. Anton Marklund 40s127
11. Patrik Sandell 40s191 324
12. Travis Pastrana 40s324
13. Bryce Menzies 41s008
14. Mauricio Neves 41s618
15. Eduardo Marques 42s388

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *