GP de Macau: Fórmula 3 tem grid definido para grande final neste domingo

Brasileiro Rafael Suzuki traça objetivo de terminar o evento entre os dez primeiros, mesmo com problemas de rendimento da equipe Petronas TOM’S

Na 57ª edição do GP de Macau, na ex-colÁ´nia portuguesa em território chinês, o sábado foi marcado pela tomada de tempos e pela corrida classificatória da Fórmula 3 – principal categoria do evento ao lado do Mundial de Carros Turismo (WTCC). A primeira prova do final de semana, cuja função é determinar a ordem de largada da grande final do domingo, foi vencida pelo italiano Edoardo Mortara – atual vencedor do GP.

Para o brasileiro Rafael Suzuki, o sábado foi mais um dia de evoluções em sua primeira participação no GP de Macau. Na última sessão de tomada de tempos, melhorou em quase quatro segundos o tempo que havia conquistado na quinta-feira, mas ainda enfrentou problemas de desempenho com o carro da equipe Petronas TOM’S.

“Apesar de toda a experiência da equipe na prova, ainda não encontramos o setup ideal para ter um ritmo próximo dos lÁ­deres”, comentou Rafael Suzuki. “Tanto eu, quanto meu companheiro de equipe, estamos evoluindo cada vez que entramos na pista, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, avaliou citando o japonês Yuji Kunimoto que disputa a prova pelo terceiro ano consecutivo.

Na corrida deste sábado em Macau, Rafael conseguiu escapar dos incidentes comuns em circuitos de rua, e ocupava a 14ª colocação quando passou a enfrentar um problema de câmbio a três voltas do fim – terminando na 18ª posição.

“Fiquei sem a quinta marcha, mas consegui levar o carro até o final”, contou. “Para a final, acredito que podemos buscar um lugar entre os dez primeiros, embora seja bastante difÁ­cil com o que temos visto até aqui. A receita para essa corrida é escapar dos acidentes e tentar ser o mais agressivo possÁ­vel para ganhar posições. E nisso a largada também vai ser fundamental”, apontou o terceiro colocado no campeonato japonês de Fórmula 3 em 2010.

A corrida decisiva do GP de Macau de Fórmula 2010 será disputada a partir das 5h30 deste domingo no horário de BrasÁ­lia. Confira como será a ordem de largada:

1- Edoardo Motara (ITA) – Signature
2- Laurens Vanthoor (BEL) – Signature
3- Daniel Abt (ALE) – Signature
4- Valtteri Bottas (FIN) – Prema Powerteam
5- Marco Wittmann (ALE) – Signature
6- Jean-Eric Vergne (FRA) – Carlin
7- Renger Van Der Zande (HOL) – Motopark Academy
8- Carlos Huertas (COL) – Hitech Racing
9- Antonio da Costa (POR) – Carlin
10- Daniel Juncadella (ESP) – Prema Powerteam
11- Feliz Rosenqvist (SUE) – Performance Racing
12- Felipe Nasr (BRA) – Raikkonen Robertson Racing
13- Jazeman Jaafar (MAS) – Carlin
14- Rio Haryanto (IND) – Raikkone Robertson Racing
15- Lucas Foresti (BRA) – Fortec Motorsport
16- Carlos Munoz (COL) – Hitech Racing
17- Yuji Kunimoto (JAP) – Petronas TOM’S
18- Rafael Suzuki (BRA) – Petronas TOM’S
19- Will Buller (ING) – Fortec Motorsport
20- Yuhi Sekiguchi (JAP) – Three Bond Racing
21- Hideki Yamauchi (JAP) – Hanashima Racing
22- Roberto Merhi (ESP) – Prema Powerteam
23- Adderly Fong (CHI) – Sino Vision Racing
24- Michael Ho (CHI) – Raikkonen Robertson Racing
25- Kimiya Sato (JAP) – Motopark Academy
26- Alexandre Imperatori (SUI) – Toda Racing
27- Hywell Lloyd (ING) – CF Racing
28- Oliver Webb (ING) – Fortec Motorsport
29- James Calado (ING) – Carlin
30- Alexander Sims (ING) – Raikkonen Robertson