Brasileiro Rafael Suzuki traça objetivo de terminar o evento entre os dez primeiros, mesmo com problemas de rendimento da equipe Petronas TOM’S
Na 57ª edição do GP de Macau, na ex-colÁ´nia portuguesa em território chinês, o sábado foi marcado pela tomada de tempos e pela corrida classificatória da Fórmula 3 – principal categoria do evento ao lado do Mundial de Carros Turismo (WTCC). A primeira prova do final de semana, cuja função é determinar a ordem de largada da grande final do domingo, foi vencida pelo italiano Edoardo Mortara – atual vencedor do GP.
Para o brasileiro Rafael Suzuki, o sábado foi mais um dia de evoluções em sua primeira participação no GP de Macau. Na última sessão de tomada de tempos, melhorou em quase quatro segundos o tempo que havia conquistado na quinta-feira, mas ainda enfrentou problemas de desempenho com o carro da equipe Petronas TOM’S.
“Apesar de toda a experiência da equipe na prova, ainda não encontramos o setup ideal para ter um ritmo próximo dos lÁderes”, comentou Rafael Suzuki. “Tanto eu, quanto meu companheiro de equipe, estamos evoluindo cada vez que entramos na pista, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, avaliou citando o japonês Yuji Kunimoto que disputa a prova pelo terceiro ano consecutivo.
Na corrida deste sábado em Macau, Rafael conseguiu escapar dos incidentes comuns em circuitos de rua, e ocupava a 14ª colocação quando passou a enfrentar um problema de câmbio a três voltas do fim – terminando na 18ª posição.
“Fiquei sem a quinta marcha, mas consegui levar o carro até o final”, contou. “Para a final, acredito que podemos buscar um lugar entre os dez primeiros, embora seja bastante difÁcil com o que temos visto até aqui. A receita para essa corrida é escapar dos acidentes e tentar ser o mais agressivo possÁvel para ganhar posições. E nisso a largada também vai ser fundamental”, apontou o terceiro colocado no campeonato japonês de Fórmula 3 em 2010.
A corrida decisiva do GP de Macau de Fórmula 2010 será disputada a partir das 5h30 deste domingo no horário de BrasÁlia. Confira como será a ordem de largada:
1- Edoardo Motara (ITA) – Signature
2- Laurens Vanthoor (BEL) – Signature
3- Daniel Abt (ALE) – Signature
4- Valtteri Bottas (FIN) – Prema Powerteam
5- Marco Wittmann (ALE) – Signature
6- Jean-Eric Vergne (FRA) – Carlin
7- Renger Van Der Zande (HOL) – Motopark Academy
8- Carlos Huertas (COL) – Hitech Racing
9- Antonio da Costa (POR) – Carlin
10- Daniel Juncadella (ESP) – Prema Powerteam
11- Feliz Rosenqvist (SUE) – Performance Racing
12- Felipe Nasr (BRA) – Raikkonen Robertson Racing
13- Jazeman Jaafar (MAS) – Carlin
14- Rio Haryanto (IND) – Raikkone Robertson Racing
15- Lucas Foresti (BRA) – Fortec Motorsport
16- Carlos Munoz (COL) – Hitech Racing
17- Yuji Kunimoto (JAP) – Petronas TOM’S
18- Rafael Suzuki (BRA) – Petronas TOM’S
19- Will Buller (ING) – Fortec Motorsport
20- Yuhi Sekiguchi (JAP) – Three Bond Racing
21- Hideki Yamauchi (JAP) – Hanashima Racing
22- Roberto Merhi (ESP) – Prema Powerteam
23- Adderly Fong (CHI) – Sino Vision Racing
24- Michael Ho (CHI) – Raikkonen Robertson Racing
25- Kimiya Sato (JAP) – Motopark Academy
26- Alexandre Imperatori (SUI) – Toda Racing
27- Hywell Lloyd (ING) – CF Racing
28- Oliver Webb (ING) – Fortec Motorsport
29- James Calado (ING) – Carlin
30- Alexander Sims (ING) – Raikkonen Robertson