GP2 Series: Guerin prorroga vÁ­nculo e corre em ValÁªncia

Brasileiro permanece na equipe Ocean Racing Technology por mais uma etapa

– Com contrato ampliado para mais uma rodada dupla, o paulista Victor Guerin está confirmado na etapa da Fórmula GP2 do próximo fim de semana em Valência (Espanha). Nesta segunda-feira, os entendimentos do seu empresário com a Ocean Racing Technology foram concluÁ­dos e Guerin deveria embarcar ainda nesta noite para a Europa a fim de participar de sua terceira experiência na categoria de acesso Á  Fórmula 1.

Indicado pelo italiano Gabriele Tarquini, astro do Campeonato Mundial de Carros de Turismo e seu consultor técnico na Auto GP, Guerin estreou em Barcelona e surpreendeu de imediato com a volta mais rápida de uma das corridas na Catalunha. Em seguida, disputou o GP de MÁ´naco, mas acabou envolvido em acidente pouco depois da largada da prova de complemento do programa.

Com 20 anos completados neste domingo, Guerin comemorou o prolongamento do vÁ­nculo com a equipe portuguesa e manifestou expectativa otimista para a segunda corrida de rua seguida. “Já me sinto muito mais familiarizado com o carro e não vou ter os problemas habituais de uma estreia. Não conheço a pista, o tempo de adaptação será aqueles 30 minutos de treinos livres da programação normal, mas há vários outros pilotos na mesma situação”, observou. “Já larguei bem melhor em MÁ´naco, depois de apanhar um pouquinho do sistema de largada em Barcelona, e, se tudo encaixar direitinho em Valência, acho que já dá para começar a projetar algo mais. Se o pódio ainda parece um pouco irreal, pelo menos dá para sonhar com os pontos”, continuou.

Guerin esteve recentemente na sede da equipe na cidade do Porto e saiu e lá com a lição de casa, embora as negociações ainda estivessem em curso. “Eles me deram a telemetria de Valência, com os pontos de freada, relações de marcha, enfim, todas as informações possÁ­veis para facilitar a minha adaptação ao traçado. Não fiz simulador, mas, pelo que conheço dos jogos de videogame, é uma pista difÁ­cil. A primeira parte é mais técnica, com áreas de escape, e a segunda é bem mais rápida e com os muros sempre por perto. Essa casa melhor com meu estilo. Por isso, vou procurar poupar os pneus na corrida para melhor explorá-los nesse setor mais veloz, que é onde se deve ganha tempo”, explicou.

Além de Guerin, o Brasil estará representado em Valência pelo baiano Luiz Razia, segundo colocado do campeonato com 110 pontos, e pelo brasiliense Felipe Nasr, 11º com 28. O lÁ­der é o italiano Davide Valsecchi, com 141. A sessão única de treinos livres está marcada para sexta-feira Á s 7 horas (BrasÁ­lia), enquanto a tomada classificatória que definirá o grid da 11ª etapa tem inÁ­cio previsto para as 11 horas do mesmo dia.